Brasileiro vence concurso internacional de fotografia

Leonardo Malafaia Alves, de Pernambuco, venceu o concurso internacional Andrei Stenin com a foto de uma praia em Cabo de Santo Agostinho após o vazamento de petróleo que atingiu a costa brasileira em 2019. O concurso recebe apoio de diversos veículos no mundo todo, entre eles o Brasil 247

Praia de Itapuam, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, após o vazamento de petróleo
Praia de Itapuam, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, após o vazamento de petróleo (Foto: Leonardo Malafaia Alves, Stenincontest)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Pela primeira vez, o concurso internacional de fotografia Andrei Stenin premia um fotorrepórter brasileiro. O vencedor é Leonardo Malafaia Alves, de Recife, que atua na Folha de Pernambuco. A foto inscrita por ele mostra a praia de Itapuam, em Cabo de Santo Agostinho, na época do vazamento de petróleo que atingiu a costa brasileira em 2019. 

O concurso é organizado na Rússia e recebe apoio de diversos veículos no mundo todo, entre eles o portal Brasil 247. Neste ano, a disputa ampliou a participação em mais seis países: pela primeira vez, fotorrepórteres da Guatemala, do Haiti, da Gâmbia, da Bósnia e Herzegovina, do Tajiquistão e da Noruega enviaram seus trabalhos. 

O júri da edição do concurso em 2020 é integrado por diretores e editores de imagem de publicações que lideram na indústria fotográfica mundial e de mídia informativa, além de galeristas internacionais. Entre eles estão o fotógrafo francês Jérôme Sessini, membro da equipe profissional da principal agência mundial de fotorreportagens Magnum Photos; Chloe Coleman, editora de imagem na seção internacional do jornal Washington Post, a maior publicação da capital dos EUA; Dimitri Beck, diretor de fotografia da revista e galeria francesa Polka; Harish Tiyagi (Índia) e Sergey Ilnitsky (Rússia), fotógrafos da European Pressphoto Agency (EPA); Mutsuko Ota, diretora do projeto conceitual IMA (Japão), uma publicação impressa e online dedicada à fotografia contemporânea, além de galeria de fotos, livraria e café em Tóquio; Davide Monteleone, fotógrafo e pesquisador italiano que trabalha na revista geográfica mais popular no mundo: a National Geographic.

A cerimônia de condecoração será realizada em setembro em Moscou, dando início à turnê mundial da exposição composta pelas fotos dos vencedores do concurso. Seguindo a tradição, a exposição visitará dezenas de cidades na Europa, Ásia, América Latina, África e Oriente Médio. Desde 2018, as fotos são exibidas na sede de Nova York da principal organização internacional de fortalecimento da paz e da segurança de todos os países: a Organização das Nações Unidas. Em fevereiro de 2020, o Conselho da Europa em Estrasburgo virou sede da exposição das fotos de 2019.

O fundo de prêmios do concurso em 2020 é de 125, 100 e 75 mil rublos (aproximadamente 1.740, 1.390 e 1.040 euros respectivamente; ou 8.487, 6.790 e 5.090 reais respectivamente) para o primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. O laureado do Grande Prêmio receberá 700 mil rublos (aproximadamente 9.745 euros ou 47.530 reais). O júri internacional começará a trabalhar já em abril, e a lista curta será publicada no site do concurso em junho.

Em 2020, o concurso tem os seguintes Parceiros Midiáticos Principais: o portal de notícias Vesti.ru e o canal de televisão estatal Rossia-Kultura. Os Parceiros Midiáticos Internacionais são: a agência de notícias e rádio Sputnik, a agência de notícias Askanews, a holding midiática Independent Media, a agência de notícias Notimex, a agência de notícias ANA, o canal de televisão e site RT, o Shanghai United Media Group (SUMG), o site do jornal China Daily, o portal The Paper, a rede de mídia Al Mayadeen, a agência de notícias Prensa Latina, a agência de notícias News1, o site DBW, o portal Brasil247. Os Parceiros Profissionais são: o portal Russian Photo, o portal Photo-study.ru, a Escola de Artes Visuais, o portal de notícias YOung JOurnalists, o jornal Fotoargenta, o Clube de Fotojornalismo de Nova Deli, a revista Enfoque Visual, a revista LF Magazine, a plataforma internacional e festival PhotON.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247