CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Caixa de comentário ou caixa de esgoto?

A maioria ainda confunde Liberdade de Expressão com Liberdade de Insultar, exteriorizando recalques e preconceitos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há quem saúde os dias correntes como a “Nova Era das Comunicações”: todos escrevem, os leitores, antes “consumidores passivos” seriam minoria correndo para o cemitério, o Poder ao alcance de quem ousar postar em seu blog suas opiniões e juízos sobre política, fatos culturais, comportamento, valores, etc, etc. Não mais Diretores de Redação autocráticos e de critérios misteriosos decidindo o que pode ou não ser publicado. A teoria é sempre mais sedutora e a pratica sempre mais mesquinha.

A maioria ainda confunde Liberdade de Expressão com Liberdade de Insultar, exteriorizar recalques e preconceitos, gritar para todos opiniões formadas em cinco minutos (quando muito) de leituras de sites sem lastro factual e teórico suficiente, buscando a saída do anonimato que de fato é opressivo para quem se considera talentoso e injustiçado. Como muitos talentos de fato passam a vida em subempregos ou mesmo sem emprego algum, tal vontade (de escapar do joãoninguenismo) é, além de legítima, imperiosa e violenta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem não sonha em ser citado como fonte de influência ou ser lido por articulistas objetos de obsessão? Eu sempre sonhei ser lido por Paulo Francis e Helio Fernandes, para citar só dois exemplos. Como eu não tinha blog (blogs não deviam nem existir em 1997, ano da morte de Francis) chorei em silêncio lendo os obituários de Paulo Francis, lamentando minha não existência para ele. Eram dias cruéis os que correram sem a possibilidade de sonhos de furar o bloqueio entre o anonimato completo e a relevância.

Porém, blogs são vias problemáticas de acesso à celebridade: muitas vezes se tem como leitores únicos alguns amigos, membros próximos da família, namorados. Demora-se e depende-se muito da sorte. Mas um atalho se apresenta: as caixas de comentários de revistas, jornais, sites de notícias, e mesmo alguns blogs que obtiveram êxito. Insultos,espancamentos impiedosos do idioma (sintaxe,ortografia), exibições de inaptidão para interpretação de textos,e mesmo elogios ao crime são encontradiços nas caixas de comentários,as quais funcionam como veículo para revelação de taras e desvios de personalidade, verdadeiros mostruários patológicos onde incapazes experimentam suas frações de segundos de fama.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando moderadores tentam higienizar o espaço, logo são acusados de “autoritarismo”, “saudosos da Ditadura” e demais tolices advindas de quem sabe de liberdade o que aprendeu com algum intelectualóide de porta de Diretório Academico. Há uma reação a isto, felizmente, e poucos ainda se intimidam com esta chantagem, cortam mesmo as “intervenções” em seus jornais, revistas, sites e blogs.

A política de ocupação de espaços que se tenta realizar por parte de quem não dispõe de público em seus próprios órgãos deve ser barrada, até como exercício necessário de democracia e existência de pólos contrários. Não é justo que comentaristas que já dispõem de espaços afins se arvorem em fiscais de órgãos alheios insultando, desqualificando, levantando suspeitas contra articulistas, e mesmo incitando ao crime contra quem defende pontos de vistas contrários aos seus (aos grupos de onde advém, para ser mais exato).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Medidas judiciais também parecem ser remédio indicado para estes corajosos diante do computador. Está muito fácil caluniar, ameaçar, incitar ao crime contra articulistas – vandalizar, enfim, no Brasil.

É urgente limpar as caixas de comentários, do contrário as ratazanas da internet a tornarão seu domínio por natureza, uma caixa de esgoto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO