HOME > Mídia

Campanha do Wikipedia termina com US$ 20 mi arrecadados

Dinheiro recorde histrico da fundao, mas nfimo perto de outros gigantes da internet; grande trunfo o trabalho voluntrio dos leitores

Campanha do Wikipedia termina com US$ 20 mi arrecadados (Foto: DIVULGAÇÃO)

Lucas Reginato _247 - Os rostos de Jimmy Wales, presidente do Wikimedia Foundation, e de outros colaboradores da Wikipedia já estavam ficando conhecidos do público. Em cima de todos os artigos, estavam os apelos de cada um – todos pedindo aos leitores que ajudassem com contribuições financeiras à fundação que não possui nenhuma outra fonte de renda. A campanha teve fim na segunda, 2, e foi extremamente positiva: 20 milhões de dólares arrecadados, que ajudarão a manter o site no ar.

Mais de um milhão de pessoas contribuíram com doações ao quinto principal destino de internautas no mundo virtual. Sue Gardner, diretora-executiva, publicou uma nota de agradecimento: “Nós trabalhamos com uma verba ínfima se comparada aos outros grandes sites, e prometemos que vamos usar o dinheiro arrecadado com cuidado”.

O valor arrecadado é um marco histórico para a fundação que costumava juntar não mais que 5 milhões de dólares nas campanhas anteriores. O dinheiro é uma forma de manter a equipe, de 97 pessoas espalhadas em diversos países do mundo, inclusive em um escritório que será aberto na cidade de São Paulo.

O dinheiro arrecadado realmente não faz frente aos bilhões que entram na conta de Google, Facebook, e outros gigantes da rede. O grande trunfo do Wikipedia, no entanto, é a participação dos leitores, que atualizam voluntariamente os artigos de forma mais veloz do que qualquer outra enciclopédia tradicional poderia fazer.