Celso Amorim na Argentina: 'Lula tem direito de ser candidato'

O jornalista Julián Bruschtein, do jornal argentino Página/12, relata a visita do ex-chanceler Celso Amorim ao ato organizado pelo Comitê Argentino de Solidariedade e comenta as razões de Amorim para defender o direito de Lula ser candidato a presidente; na Argentina, Amorim afirmou: “As forças progressistas da região se necessitam umas das outras”

celso amorim
celso amorim (Foto: Gustavo Conde)

247 – O jornalista Julián Bruschtein, do jornal argentino Página/12, relata a visita do ex-chanceler Celso Amorim ao ato organizado pelo Comitê Argentino de Solidariedade e comenta as razões de Amorim para defender o direito de Lula ser candidato a presidente. Na Argentina, Amorim afirmou: “As forças progressistas da região se necessitam umas das outras”.

“Amorim se encontra numa espécie de turnê para promover a solidariedade com o ex-presidente brasileiro, que permanece preso por uma sentença judicial, mas que mesmo assim pretende ser candidato a presidente nas próximas eleições. “Nó sabemos o que é ter um candidato do povo encarcerado”, assegurou Hugo Yasky, secretário-geral da CTA (Central dos Trabalhadores da Argentina, uma das três grandes centrais sindicais do país).

‘Há um humorista brasileiro que diz algo assim: o fato de que eu seja paranoico não quer dizer que eu não seja perseguido’, apontou Amorim gerando risos entre as pessoas que compareceram ao oitavo andar do edifício da Universidade Metropolitana do Emprego e do Trabalho (UMET). Logo acrescentou: ‘nós estamos convencidos de que tudo até agora tem sido uma conspiração’ contra o governo popular do Partido dos Trabalhadores, a começar pela destituição de Dilma Rousseff como presidenta em 2016, depois de cinco anos e meio de governo e enquanto cumpria o seu segundo mandato. ‘Lula tem que ser libertado e deve ter o direito de ser candidato. Fundamentalmente porque é um direito do povo brasileiro’, afirmou Amorim, entre aplausos.”

Leia mais aqui.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247