Clóvis Rossi: o ‘b’ dos Brics ficou minúsculo

"Na sigla Brics, que promove neste domingo 3 a sua nona cúpula, o 'b' deveria ser minúsculo porque o Brasil de Michel Temer encolheu desde que o acrônimo foi criado em 2001", afirma o jornalista

"Na sigla Brics, que promove neste domingo 3 a sua nona cúpula, o 'b' deveria ser minúsculo porque o Brasil de Michel Temer encolheu desde que o acrônimo foi criado em 2001", afirma o jornalista
"Na sigla Brics, que promove neste domingo 3 a sua nona cúpula, o 'b' deveria ser minúsculo porque o Brasil de Michel Temer encolheu desde que o acrônimo foi criado em 2001", afirma o jornalista (Foto: Gisele Federicce)

247 - "Na sigla Brics, que promove neste domingo (3) a sua nona cúpula, o "b" deveria ser minúsculo porque o Brasil de Michel Temer encolheu desde que o acrônimo foi criado em 2001", avalia o jornalista Clóvis Rossi. Em sua coluna na Folha, ele avalia, no entanto, que "a culpa pelo encolhimento é mais de Dilma Rousseff do que do próprio Temer, mas ele não fez quase nada para encorpar o país".

"Não é preciso ser especialista em relações internacionais para saber que, nos últimos anos, o "b" dos grandes emergentes a) perdeu poder de barganha em negociações ou, no mínimo, não ganhou mais poder; b) tampouco influi mais em questões regionais e mundiais; e c) não demonstra nem capacidade nem disposição para agir de forma proativa e propositiva [no cenário internacional; aliás, nem regional]", analisa.

"Na economia, o encolhimento é visível na comparação com o crescimento dos pares nos Brics de 2010 a 2016", acrescenta. "Fica evidente que o Brasil não está contribuindo para que os Brics se tornem as grandes potências mundiais em 2050, conforme a previsão inicial da Goldman Sachs, posteriormente antecipada para 2030", afirma.

Para Rossi, "tudo somado, Michel Temer pode não ficar tão invisível nos Brics como na cúpula do G20, mas o 0,2% de crescimento no segundo trimestre está longe de bastar para anabolizar o 'b'".

Conheça a TV 247

Mais de Mídia

Ao vivo na TV 247 Youtube 247