CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Colunista da Folha vê oposição longe do poder

Segundo Fernando Rodrigues, eleitor é generoso com Dilma Rosseff, que, após dois anos de mandato, mantém uma popularidade muito superior à de todos os ex-presidentes, incluindo Lula

Colunista da Folha vê oposição longe do poder
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Dificilmente, a oposição retornará ao poder em 2014. É o que diz Fernando Rodrigues, em sua coluna deste sábado na Folha. Segundo ele, os eleitores podem até discordar de questões pontuais, mas são muito generosos na avaliação que fazem de Dilma. E, para a oposição, o cenário seria "desolador". Leia:

A resiliência de Dilma

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fernando Rodrigues

BRASÍLIA - A economia do Brasil cresceu menos do que se esperava nos últimos dois anos. O PIBinho é uma realidade. Obras importantes do governo não andam. Integrantes do partido político hegemônico há dez anos no Palácio do Planalto protagonizaram vários escândalos recentes. Áreas como segurança pública, saúde e educação não são bem avaliadas pelos eleitores.

Ainda assim, a alta popularidade de Dilma Rousseff não saiu do lugar nos últimos meses. Ela continua sendo a presidente mais bem avaliada pós-ditadura militar (1964-1985) quando se consideram todos os antecessores eleitos pelo voto direto nesta mesma fase do mandato.

Segundo pesquisa do Datafolha realizada anteontem em todo o Brasil, o governo Dilma é considerado bom ou ótimo por 62% dos entrevistados. O percentual é idêntico ao apurado em agosto.

Com dois anos na cadeira de presidente, Fernando Collor era aprovado só por 15% dos brasileiros. Itamar Franco teve 32%. No seu primeiro mandato, Fernando Henrique Cardoso chegou a 47% após 24 meses no poder. Luiz Inácio Lula da Silva bateu em 45%.

Consolida-se, no Brasil, uma situação desoladora para os partidos de oposição. Os eleitores parecem ter críticas em relação ao que faz o governo, acham que as coisas não vão tão bem, mas seguem muito generosos quando se trata de avaliar a presidente da República.

Essa blindagem da petista pode acontecer por vários motivos. Seu marqueteiro, João Santana, descreve o fenômeno dizendo que "grandes camadas da população têm um respeito, uma admiração e um carinho tão sutil por Dilma que chega até a ser de uma forma majestática".

Na avaliação de Santana, a petista já estaria ocupando a "cadeira da rainha" no imaginário do brasileiro. Se esse cenário se consolida, torna-se mais complexo e distante o sonho de vitória da oposição em 2014.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO