CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Como o Restart virou campanha mundial contra o câncer

Manifesto no Twitter ganha abrangncia mundial com o nome do vocalista da banda, Pe Lanza,provocando raiva dos fs e tirando risadas dos usurios

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cassius Oliveira_247 – No início desta semana, o Twitter foi recheado de polêmicas. Tudo devido a um movimento contra uma das mais famosas bandas do “happy rock” brasileiro, o Restart. Os insultos caíram para o vocalista da banda, Pe Lanza, com hashtags (termos do microblog para definir um assunto específico) bastante ofensivas, que traziam inclusive palavrões. Outro ídolo teen que também levou críticas e tirações de sarro foi o cantor Fiuk, com a hashtag #fiukcomeupelanza.

Para ganhar abrangência mundial, os usuários brasileiros fizeram com que internautas de outros países acreditassem que os termos se referiam à campanha de uma ONG nacional que ajuda crianças com câncer. Não à toa, a hashtag #fiukcomeupelanza ficou entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter na última segunda-feira. Ofendidos com a campanha e com uma entrevista concedida pelo humorista Bruno Mazzeo no Programa do Jô, da Rede Globo, que tirou sarro de Restart e Luan Santana, os fãs dos artistas criaram outras hashtags como forma de vingança, entre elas #OrgulhoFamiliaRestart, #PeLanzaCausaInveja,#MaisrespeitoMenosinveja e #amamospelanza. Esta última conseguiu alcançar o primeiro lugar dos Trending Topics (lista de assuntos mais comentados) mundiais do microblog.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para promover a campanha, membros da rede não perderam tempo em divulgar o lema combinado. “Do not ever let this magic stop! #pelanzadeuocu it´s a fight against the CANCER. Please RT and SAVE our children! Thank you so much!”, escreveu a usuária Thamy Bessa (@thaamybessa), do Rio de Janeiro. Em português, a frase quer dizer: “Nunca deixe essa mágica parar! #pelanzadeuocu é uma luta contra o CANCER. Por favor encaminhe e salve nossas crianças! Muito obrigada!”.

Nesta quarta-feira, 31 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial do Rock, a hashtag #restartnaoerock ficou em primeiro lugar na lista brasileira dos temas mais comentados, causando reações dos dois lados, fãs e inimigos da banda. Revoltada, a usuária Vicky Carvalho (@vickyCaarvalho) publicou em sua página: “Restart não é, não foi e nunca será Rock”. Sem dó, os fãs deram o troco. “#restartnaoerock nos tt´s pra mim só tem um motivo pra isso, ou você ama demais, ou você quer ser eles, outro motivo não tem bjs”, escreveu o usuário que tem como perfil @LanzaSentimento, em homenagem ao vocalista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta não é a primeira vez que uma campanha no Twitter brasileiro – criada com este propósito – consegue atingir a lista dos assuntos mais comentado do mundo. No ano passado, a hashtag “#calabocagalvao” esteve nos Trending Topics mundiais durante toda a Copa do Mundo na África, o que causou muitas dúvidas aos usuários estrangeiros e uma série de explicações – piadistas – por parte dos brasileiros. O movimento virtual foi um insulto ao narrador da TV Globo, Galvão Bueno, que narrou os principais jogos do mundial no continente africano. À época, os brasileiros fizeram com que usuários de outros países acreditassem que esta seria uma campanha para salvar os “pássaros Galvão”. Ao saber da campanha, o narrador agiu com bom humor, falando: “Entrei nessa campanha. Estou com o Papagaio Galvão e não abro”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO