Comunicador Rene Silva é incluído em lista de 'líderes da próxima geração' pela revista 'Time'

Ainda adolescente, ativista carioca criou jornal comunitário que se tornou referência; hoje, jornal é uma ONG

Ativista carioca Rene Silva está entre os 10 jovens mais influentes do mundo, segundo revista Time
Ativista carioca Rene Silva está entre os 10 jovens mais influentes do mundo, segundo revista Time (Foto: Reprodução/Instagram)


Brasil de Fato - O jornalista carioca Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades, foi eleito para a lista de líderes da nova geração, divulgada nesta terça-feira (23) pela revista estadounidense Time. Silva, de 28 anos, é o único brasileiro na lista com dez nomes.

 Ao justificar a escolha do jornalista, a Time lembrou a criação do jornal quando ele tinha ainda 11 anos, em 2005, junto a outros quatro amigos. Cinco anos mais tarde, durante ocupação do Complexo do Alemão (Zona Norte do Rio) pela Polícia Militar, ele se tornou conhecido ao atualizar a violência policial ao vivo pelo Twitter.

 "Eu olhava os jornais e não via a favela que eu conhecia ser apresentada. A imprensa só falava de tráfico de drogas, violência, morte, e quem não estava na favela pensava que era só isso que existia aqui", disse Silva à Time.

 Com mais de 18 anos de atuação, o Voz das Comunidades se tornou referência em comunicação popular. Atualmente, o jornal, que segue no ar, é também uma Organização Não Governamental (ONG) e emprega 35 pessoas, dando destaque a assuntos como cultura, política, esporte, educação e a negligência do estado em relação aos problemas enfrentados pelas comunidades.

 Em 2022, o jornalista foi um dos articuladores da visita do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais. A atividade de campanha foi alvo de ataques bolsonaristas baseados em mentiras.

 Organizada anualmente pela revista Time, a lista de líderes da nova geração premia lideranças jovens de todas as partes do mundo desde 2014. Nomes como a hoje deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a cantora Pabllo Vittar e o ex-deputado federal David Miranda, que morreu no último dia 9, já foram nomeados em edições anteriores da lista.

 Em 2023, além de Rene Silva, a lista trouxe nomes como a ativista climática estadounidense Sage Lenier; o ativista pelos direitos de pessoas transgênero Henry Tse, de Hong Kong; e a atriz britânica Florence Pugh. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Ao vivo na TV 247

Cortes 247