Confirmado: Globo censurou entrevista de Lula

 Jornalistas de diversos veículos da Globo confirmaram que houve uma orientação da direção da emissora para que não se repercutisse a entrevista dada pelo ex-presidente Lula na Polícia Federal, na última sexta, em Curitiba, aos jornais Folha de S.Paulo e El Pais; a informação é da jornalista Cristina Padiglione em seu blog Telepadi

Confirmado: Globo censurou entrevista de Lula
Confirmado: Globo censurou entrevista de Lula (Foto: Foto: Ricardo Stuckert)

247 - Jornalistas de diversos veículos da Globo confirmaram que houve uma orientação da direção da emissora para que não se repercutisse a entrevista dada pelo ex-presidente Lula na Polícia Federal, na última sexta-feira (26), em Curitiba, aos jornais Folha de S.Paulo e El Pais. A informação é da jornalista Cristina Padiglione em seu blog Telepadi, no UOL. "A recomendação chegou sem justificativas. Aos profissionais, apenas foi enfatizado, de forma verbal, que o assunto não deveria constar dos noticiários e que a emissora não tem interesse em pedir, ela própria, uma entrevista com Lula", escreveu Padiglione.

A entrevista foi destaque em todo o mundo, com reportagens de peso em veículos como como The New York Times, Washington Post, Le Monde, Le Figaro, Clarin, entre outros. Mas não foi mencionada por noticiário algum da emissora nem no portal G1 nem na GloboNews, seja em reportagens ou comentários de colunistas.

"Na capa do jornal O Globo desta segunda-feira, o cartunista Chico Caruso faz a única menção ao fato, discretamente, só para entendedores do assunto, com uma charge de Lula dentro de uma cela, vestido com o figurino do Super Homem. Na entrevista, Lula disse que prefere morrer na cadeia a perder sua dignidade, a fim de provar sua inocência e desmascarar o ex-juiz Sérgio Moro", registrou a jornalista.

Ela chamou a atenção para o fato de que a censura da Globo foi adotada igualmente apenas pela TV Record, de Edir Macedo: "Apenas a TV de Edir Macedo, entre os veículos nacionais, acompanharam a Globo nessa decisão editorial de ignorar a entrevista do ex-presidente, lembrando que a Record é tratada por Bolsonaro como grande aliada, foco prioritário para as entrevistas do presidente".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247