HOME > Mídia

Conheça os dois brasileiros que, do exterior, disseminam fake news pró-Bolsonaro

Revista Fórum traz nesta terça-feira (9) matéria sobre dois brasileiros ativistas de redes sociais, um vivendo em Portugal e outro nos Estados Unidos, que administram ao menos 50 grupos de WhatsApp pró-Bolsonaro que atingem cerca de 10 mil pessoas no Brasil. “Diretamente abordamos 10 mil pessoas de todas as partes do Brasil. Daí elas replicam e acaba viralizando na rede WhatsApp”

Conheça os dois brasileiros que, do exterior, disseminam fake news pró-Bolsonaro
Pablo Nacer avatar
Conteúdo postado por:

Revista Fórum - Juntos, eles administram ao menos 50 grupos de whatsapp disseminando fake news em prol da candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) que atingem cerca de 10 mil pessoas em uma primeira camada. “Diretamente abordamos 10 mil pessoas de todas as partes do Brasil. Daí elas replicam e acaba viralizando na rede WhatsApp”, diz Carlos Nacli, que propaga, da Europa – onde vive atualmente – também mensagens com cunho patriótico e nacionalista para a candidatura do militar da reserva.

Educador físico e ex-empresário de lutas de vale-tudo, Nacli mora atualmente em Portugal, e atua na guerra virtual de Bolsonaro ao lado de Newton Martins, brasileiro que vive hoje em Boston, nos Estados Unidos, e se classifica como ativista político, entusiasta das mídias sociais e servidor público nas redes sociais. Newton também é administrador da página no Facebook do Movimento Nas Ruas, que tem mais de 810 mil seguidores e faz campanha abertamente para Bolsonaro, distribuindo memes e convocando protestos. O movimento é um dos que nasceram e ganharam força durante o golpe parlamentar ocorrido em 2016 e depois foram usados para disseminar ideologia da ultra-direita no país, seguindo a cartilha de Stevie Bannon, guru do movimento internacional ultra-liberal, ex-assessor de Trump, que atua na campanha de Bolsonaro.

Leia a matéria na íntegra na Revista Fórum 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...