Daniel Ellsberg: Trump declara guerra contra o jornalismo

O analista militar e autor do lendário "Papeis do Pentágano" Daniel Ellsberg falou em entrevista ao programa The Real News, exibido na TV 247 aos domingos, que a perseguição politica do fundador de Wikileaks, Julian Assange, representa uma declaração de guerra de Donald Trump contra o jornalismo; assista

Daniel Ellsberg: Trump declara guerra contra o jornalismo
Daniel Ellsberg: Trump declara guerra contra o jornalismo
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O analista militar e escritor Daniel Ellsberg falou em entrevista ao programa The Real News, exibido na TV 247 aos domingos, que a perseguição politica do fundador de Wikileaks, Julian Assange, representa uma declaração de guerra da administração de Donald Trump contra o jornalismo.

"Lembre-se de que a acusação sem precedentes do presidente Trump é que a imprensa americana, a grande imprensa, é inimiga do povo. Essa é uma frase que foi usada sob Stalin e sob Hitler para descrever pessoas que deveriam ser eliminadas. É uma frase histórica muito sinistra. Mas Trump agora declarou guerra ao inimigo do povo", observou o autor do livro recém-lançado A Máquina do Juízo Final, indiciado e depois absolvido de 12 acusações em 1971 depois que divulgou 14.000 páginas de documentos do exército militar estadunidense sobre crimes de guerra no Vietnã.

Ele falou também sobre o risco que a perseguição de Assange, hoje enfrentando 18 acusações e um possível sentença de 175 anos, representa para jornalistas. "Todos os jornalistas do país agora sabem, pela primeira vez, que estão sujeitos a perseguição por fazerem seu trabalho como jornalistas", disse.

"É o fim da Primeira Emenda, essencialmente. Isso elimina a liberdade de imprensa da Primeira Emenda, que é a pedra angular de nossa democracia americana e desta república. Portanto, há um foco imediato, deve haver uma preocupação imediata não apenas para jornalistas e editores daqui, mas para todos que querem que esse país permaneça uma república democrática", completou.

Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista completa com Daniel Ellsberg no programa The Real News, com Brian Mier:

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247