'Economist' volta a apostar no pessimismo e prevê desastre no Brasil
Com o título "Queda do Brasil", a revista britânica "The Economist", conhecida pele pessimismo sobre a economia brasileira, publicou sua primeira capa de 2016 apostando que, em vez do clima de euforia que seria de se esperar no início de 2016 por causa da realização das Olimpíadas, o Brasil enfrenta "um desastre político e econômico"; o veículo cita a perda do grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch Ratings e a saída do governo do ministro da Fazenda, Joaquim Levy; segundo a publicação, o País enfrenta "turbulência política e, talvez, um retorno à inflação galopante"
247 - Com o título "Queda do Brasil", a revista britânica "The Economist" publicou sua primeira capa de 2016 apostando que, em vez do clima de euforia que seria de se esperar no início de 2016 por causa da realização das Olimpíadas, o Brasil enfrenta "um desastre político e econômico".
O veículo cita a perda do grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch Ratings e a saída do governo do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, menos de um ano após assumir o cargo. A previsão de que a economia brasileira encolha até 2,5% ou 3% no próximo ano. "Até a Rússia vai crescer mais do que isso", destaca.
Segundo a reportagem, o governo Dilma Rousseff (PT) está desacreditado por causa do escândalo de corrupção em torno da Petrobras, e lembra que a petista enfrenta um processo de impeachment no Congresso.
A "Economist" afirma que, nos BRICs, o Brasil "supostamente deveria estar na vanguarda do crescimento das economias emergentes. Em vez disso, enfrenta uma turbulência política e, talvez, um retorno à inflação galopante". "Somente escolhas difíceis podem colocar o País de volta ao curso, mas, no momento, a presidente Dilma não parece ter estômago para isso".
A publicação aponta que o "sofrimento do Brasil", como o das demais economias emergentes, se deve em parte à queda dos preços das commodities globais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: