HOME > Mídia

Em artigo no The Guardian, Barroso defende legalização das drogas

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, defendeu, em um artigo publicado pelo jornal inglês The Guardian, a legalização das drogas no Brasil; segundo ele, a atual política nacional antidrogas "apenas destróis vidas"; "Durante décadas, o Brasil teve a mesma abordagem de política de drogas. Polícia, armas e numerosas prisões. Não é preciso um especialista para concluir o óbvio: a estratégia falhou", escreveu; para ele, "o assunto é extremamente delicado, e o resultado depende de uma decisão da legislatura"

rpberto barroso (Foto: Paulo Emílio)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu, em um artigo publicado pelo jornal inglês The Guardian, a legalização das drogas no Brasil. Segundo ele, a atual política nacional antidrogas "apenas destróis vidas". "Durante décadas, o Brasil teve a mesma abordagem de política de drogas. Polícia, armas e numerosas prisões. Não é preciso um especialista para concluir o óbvio: a estratégia falhou".

Segundo o ministro, é preciso encontrar "meios alternativos de combate à droga". O caso da maconha, por exemplo, poderia ser tratado como "lidamos com os cigarros: um produto lícito, regulamentado, vendido em certos lugares, tributado e sujeito a restrições de idade e propaganda, notificações de advertência e campanhas que desencorajam o consumo".

"Nas últimas duas décadas, o consumo de cigarros no Brasil diminuiu mais de metade; A luta à luz do dia, com ideias e informações, trouxe melhores resultados", observa Barroso em seu texto.

"Não podemos ter certeza de que uma política progressiva e cautelosa de descriminalização e legalização seja bem-sucedida. O que podemos afirmar é que a política de criminalização existente falhou", assegura. "O assunto é extremamente delicado, e o resultado depende de uma decisão da legislatura", afirma mais à frente.