HOME > Mídia

EUA dão o troco no Equador

Como se num ato de vingança pelo caso Assange, governo americano concede asilo político ao jornalista equatoriano Emilio Palacio, condenado em seu país por falar mal do governo no jornal "El Universo"

EUA dão o troco no Equador (Foto: Joe Skipper/Reuters )
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 – Os Estados Unidos acabam de dar o troco no Equador. Refugiado em Miami desde agosto do ano passado, o jornalista equatoriano Emilio Palacio, condenado em seu país a três anos de prisão e a pagar uma multa de US$ 40 milhões, informou nesta quinta-feira 30 ter conseguido o asilo político do governo americano. Ex-editor do jornal "El Universo", ele recebeu as punições após fazer críticas ao presidente Rafael Correa, que depois voltou atrás e retirou a pena.

Curiosamente, a advogada do jornalista, Sandra Grossman, informou que o governo americano reconheceu o asilo político "que o senhor Palacio foi vítima de perseguição por parte do governo do Equador e de seu presidente", de acordo com informações do jornal espanhol El País. Na polêmica que envolve o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a Casa Branca é acusada pelo australiano da mesma coisa: perseguir Assange, que já divulgou em seu site uma série de documentos secretos e comprometedores sobre o governo e empresas do país.

Assange responde a dois processos na Suécia por abuso sexual – crimes que ele considera um ato de perseguição por conta de seus atos contra o governo. O australiano se refugiou então, há mais de dois meses, na embaixada do Equador em Londres, obtendo asilo de Rafael Correa. Seu maior temor é ser preso pela polícia britânica e, depois que extraditado para a Suécia para cumprir sua pena, ser mandado para os Estados Unidos, onde garante que corre o risco de morrer.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...