Facebook e Google: “Indivíduo é o centro da internet”

Leonardo Tristo, do Facebook, e Flix Ximenes, do Google, preveem no Social Media Week que o usurio ser cada vez mais o epicentro da rede

Facebook e Google: “Indivíduo é o centro da internet”
Facebook e Google: “Indivíduo é o centro da internet” (Foto: Sheila Lopes/247)

Lucas Reginato _247 - Ainda hoje, navegar na internet é mais usualmente a visualização de páginas das mais diversas que estão disponíveis aos internautas. Mesmo com a popularização de mídias sociais, essa característica se mantém, embora cada vez mais esteja perdendo espaço para um outro cenário, onde o que mais importa não é a página, mas aquele que está nela. Diversos fatores, sendo o sucesso do Facebook e do Twitter e a mobilidade os dois principais deles, motivam essa mudança.

“Nós achávamos que estávamos vivendo uma revolução, mas agora, com a mobilidade, percebemos que ela só está começando”, exalta Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil. Uma das características centrais desse novo cenário é a relevância do conteúdo hiperlocal, fator que, segundo ele, vai manter os buscadores como ferramenta essencial na rede.

Leonardo Tristão, diretor de negócios do Facebook Brasil concorda com o concorrente neste ponto. “A internet antes era organizada em diretórios e agora começa a se organizar em torno das pessoas”, afirma, exaltando a empresa para a qual trabalha: “um ponto fundamental neste novo modelo é a identidade, que antes não encontrava seu espaço e cada vez mais está online”.

Um exemplo de Tristão que explica essa movimentação é o sucesso de CityVille, jogo aplicativo do Facebook. “Os games da Zynga não tem gráficos maravilhosos e sua complexidade não chega perto de outros games, mas eles tiveram a ideia de colocar as pessoas no centro das ações, e a fórmula deu certo, porque todo mundo quer ver seus amigos no jogo”.

A Cidade Infiltrada, termo cunhado pelos teóricos Rodrigo Firmino e Fábio Duarte, é o ambiente em que não há mais distinção do online e off-line, ou mesmo daquilo que é a mera brincadeira e daquilo que é verdade – a “gamificação”, conceito tão utilizado hoje em dia. De um modo geral, o aprofundamento desta tendência já inevitável: “a internet está alcançando a vida real”, resume Tristão.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247