Foxconn vai trocar empregados por 1 milhão de robôs

Maior montadora de produtos Apple quer mecanizar mo-de-obra para acabar com condies precrias de trabalho. Mais de 10 funcionrios se suicidaram

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 – A maior montadora de produtos da Apple e da Nokia encontrou um saída inusitada para acabar com suas condições precárias de trabalho. O fundador da gigante taiwanesa Foxconn, Terry Gou, anunciou que irá fabricar 1 mihão de robôs para ocupar o lugar de empregados em suas fábricas, segundo a agência oficial de notícias chinesa Xinhua. A estimativa é de que 50% da produção seja mecanizada até o final de 2014.

Em comunicado enviado à BBC Brasil, a Foxconn declarou que o investimento é destinado ao desenvolvimento de pesquisa e tecnologia pela empresa, e que será aplicado única e exclusivamente às operações que a companhia mantém na China continental. As condições precárias da mão-de-obra utilizadas pela empresa é caso de notícia há mais de um ano, quando foi registrada uma série de 11 suicídios de trabalhadores, em especial na fábrica localizada em Shenzhen. As causas das mortes poderiam estar ligadas à longa jornada de trabalho, aos baixos salários e à falta de segurança nas linhas de montagem.

Recentemente, a empresa prometeu fazer investimentos da ordem de US$ 12 bilhões no Brasil. O governo calcula que a empresa possa gerar até 100 mil empregos diretos e indiretos. A fábrica, que deverá produzir tablets e telas para o iPad, deve ter mão-de-obra majoritariamente brasileira.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email