HOME > Mídia

Gaspari: governo estatiza financiamento das universidades privadas

Colunista Elio Gaspari critica a flexibilização das regras do programa Financiamento Estudantil (Fies): “Mexe pra cá, mexe pra lá, os empréstimos passaram a ser tomados sem fiador, a juros de 3,4% ao ano e entra quem pede. A Viúva paga, e os donos das escolas recebem o dinheiro na boca do caixa. Uma beleza, o comissariado petista estatizou o financiamento das universidades privadas”

Colunista Elio Gaspari critica a flexibilização das regras do programa Financiamento Estudantil (Fies): “Mexe pra cá, mexe pra lá, os empréstimos passaram a ser tomados sem fiador, a juros de 3,4% ao ano e entra quem pede. A Viúva paga, e os donos das escolas recebem o dinheiro na boca do caixa. Uma beleza, o comissariado petista estatizou o financiamento das universidades privadas” (Foto: Roberta Namour)

247 – Assim como o ovo Fabergé de Eike Batista, que se revelou uma peça de R$ 60, o programa de Financiamento Estuantil (Fies) é mais uma ilusão do governo, segundo o colunista Elio Gaspari.

Ele critica a flexibilização das regras de acesso, que acabaram beneficiando as instituições privadas: “Mexe pra cá, mexe pra lá, os empréstimos passaram a ser tomados sem fiador, a juros de 3,4% ao ano e entra quem pede. A Viúva paga, e os donos das escolas recebem o dinheiro na boca do caixa. Uma beleza, o comissariado petista estatizou o financiamento das universidades privadas”.

Gaspari cita reportagem da “Folha de S. Paulo” que aponta que, entre 2012 e 2013, o número de estudantes diplomados do setor público cresceu 2%, enquanto no setor privado caiu 7%. Já a evasão dos estudantes beneficiados pelo Fies cresceu 88% (leia mais).