Gilberto Gil dá aula a FHC e diz ‘Lula Livre’

O músico, compositor e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, falou sobre a prisão de Lula; Gil responde a FHC, que disse que “Lula não é um preso político mas um político preso”; o músico diz que Lula, “como réu, foi alvo de vários atos discricionários tais como a prisão coercitiva mal justificada (...) e tantos outros”; o ex-ministro ainda diz: “sinto-me, assim, no direito de me juntar a todos vocês que gritam “Lula Livre”

SALVADOR, BA, BRASIL, 05-03-2011: O cantor Gilberto Gil durante almo�o que ofereceu em sua casa, em Salvador (BA). (Foto: Mastrangelo Reino/Folhapres, 1491, ILUSTRADA)
SALVADOR, BA, BRASIL, 05-03-2011: O cantor Gilberto Gil durante almo�o que ofereceu em sua casa, em Salvador (BA). (Foto: Mastrangelo Reino/Folhapres, 1491, ILUSTRADA) (Foto: Gustavo Conde)

247 – O músico, compositor e ex-ministro da cultura, Gilberto Gil, falou sobre a prisão de Lula. Gil responde a FHC, que disse que “Lula não é um preso político mas um político preso”. O músico diz que Lula, “como réu, foi alvo de vários atos discricionários tais como a prisão coercitiva mal justificada (...) e tantos outros”. O ex-ministro ainda diz: “sinto-me, assim, no direito de me juntar a todos vocês que gritam “Lula Livre”.

Leia trecho de sua fala:

Um preso político é aquele que sendo um político ou não venha a ser preso por força do arbítrio num regime de exceção. Um político preso é aquele que sendo um político sim, e ainda assim é preso por força da lei, em um regime republicano em um estado de direito sob a vigência de uma constituição (...) Como réu, foi alvo de vários atos discricionários tais como a prisão coercitiva mal justificada (...) Sinto-me, assim, no direito de me juntar a todos vocês que gritam “Lula Livre”.

E assista o vídeo publicado no Youtube:


Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247