Grupo de Comunicações Internacionais da China lança Aliança de Think Tanks e Mídias da China e América Latina-Caribe
Os membros fundadores são 18 meios de comunicação e think tanks da China, Argentina, Brasil, México, Chile e Peru
China Hoy - No dia 11 de setembro, foi celebrado o VI Diálogo entre as Civilizações da China e da América Latina-Caribe em Buenos Aires, Argentina. Durante a abertura, foi oficialmente lançada a "Aliança de Think Tanks e Mídias da China e América Latina-Caribe", sob a iniciativa do Centro para as Américas do Grupo de Comunicações Internacionais da China (CICG) e de Li Yafang, diretora do Centro para as Américas, representando todos os membros da Aliança. Ela leu a Declaração Conjunta da Aliança de Think Tanks e Mídias da China e América Latina-Caribe.
Os membros fundadores são 18 meios de comunicação e think tanks da China, Argentina, Brasil, México, Chile e Peru. Os objetivos visam contribuir com os meios de comunicação e think tanks para construir em conjunto uma plataforma de cooperação, fomentando o trabalho dos think tanks e meios de comunicação e sua colaboração no intercâmbio de informações, entrevistas conjuntas, produções em conjunto, trocas de manuscritos, visitas de pessoal, treinamento profissional, seminários acadêmicos, projetos de pesquisa, etc., com o objetivo de alcançar a interconexão dos recursos dos meios de comunicação e think tanks entre a China e a América Latina-Caribe, compartilhar informações e conquistas, e contribuir como meios de comunicação e think tanks nos intercâmbios amigáveis e cooperação entre ambas as partes, fornecendo ao mundo informações mais objetivas, autênticas e precisas, aprofundando os intercâmbios e a aprendizagem mútua entre as civilizações chinesa e latino-americana e caribenha, fortalecendo os laços entre os povos, promovendo a compreensão mútua e criando um futuro melhor para a China e a América Latina e o Caribe, fortalecendo a cooperação Sul-Sul e construindo uma ordem internacional justa e equitativa, bem como uma comunidade de destino para a humanidade. O estabelecimento da Aliança ofereceu um novo mecanismo e uma nova plataforma para a cooperação no intercâmbio e aprendizagem mútua das civilizações entre a China e a América Latina-Caribe. Com o princípio de ser amigável, aberto e voltado para o futuro, a Aliança irá absorver novos membros no devido tempo e expandir seu alcance e escala de cooperação.
O Centro para as Américas do CICG é uma organização internacional de comunicações voltada para os países e regiões das Américas. Publica e distribui várias edições da revista semanal Beijing Review e da revista China Hoje, oferece produtos multimídia e administra uma série de redes sociais e sites. Além disso, conduz estudos sobre as Américas, realiza projetos de comunicação internacional focados nos países de destino e promove atividades de intercâmbio cultural e cooperação regional. Possui filiais nos EUA, México e Peru. O estabelecimento da "Aliança de Think Tanks e Mídias da China e América Latina-Caribe" promoverá intercâmbios e cooperação com profissionais de diversos setores sociais da América Latina-Caribe, oferecendo grande apoio para promover as relações bilaterais.
Em seu discurso, Li Yafang expressou que o presidente chinês, Xi Jinping, propôs a Iniciativa da Civilização Global no Diálogo de Alto Nível do Partido Comunista da China com Partidos Políticos do Mundo, realizado em 15 de março em Pequim. Graças à orientação dessa iniciativa, a aprendizagem mútua e os intercâmbios de civilizações entre a China e a América Latina e o Caribe (ALC) encontram-se no melhor período da história. Como pontes e elo, os meios de comunicação devem desempenhar um papel construtivo na aprendizagem mútua e nos intercâmbios de civilizações e na prática da construção conjunta da comunidade de destino entre a China e a América Latina e o Caribe.
Li Yafang propôs três sugestões: 1) praticar a Iniciativa da Civilização Global e construir um ambiente internacional de comunicação adequado às características da China e da ALC; 2) respeitar a diversidade das civilizações, promover intercâmbios pessoais, aprimorar a compreensão mútua, consolidar o consenso sobre o desenvolvimento e promover o intercâmbio e a aprendizagem mútua; 3) trabalhar juntos para promover a paz mundial e o desenvolvimento global e manter os interesses comuns do Sul Global.
O VI Diálogo entre as Civilizações da China e da América Latina-Caribe (ALC) é patrocinado pela Academia de Estudos da China e do Mundo Contemporâneo, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, pela Agência de Assuntos Exteriores da Província de Jiangsu, pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia de Ciências Sociais da China, pelo Centro para as Américas do CICG (também conhecido como Beijing Review), pela Editora Zhaohua e pelo Centro de Intercâmbio Cultural China-América Latina de Beijing, e co-patrocinado pela Academia de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires da Argentina, pelo Conselho da Faculdade de Relações Internacionais da Argentina e outras instituições latino-americanas. O tema do fórum é "Praticar a Iniciativa da Civilização Global e Construir em Conjunto a Comunidade de Destino da China e América Latina e Caribe".
Veja no link vídeo do lançamento e a íntegra da Declaração Conjunta
