Grupo de Murdoch pagará indenização de 3 milhões de libras

Famlia de adolescente assassinada que teve caixa postal invadida pelo extinto News of the World ganhou ao

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

A unidade de jornais britânicos da News Corp. concordou em pagar cerca de 3 milhões de libras (US$ 3,2 milhões), para encerrar o caso envolvendo acusações de que o extinto tabloide News of the World invadiu a caixa postal de uma adolescente assassinada em 2002. A informação foi divulgada por uma pessoa próxima ao assunto.

A unidade do conglomerado News International, de propriedade do magnata Rupert Murdoch, concordou em pagar cerca de 2 milhões de libras à família Dowler e cerca de 1 milhão de libras (US $1,6 milhão) a uma entidade de caridade, disse a fonte. Ao contrário de dezenas de outras supostas vítimas de grampos telefônicos, a família Dowler não abriu um processo contra a empresa.

O pagamento é referente às denúncias de que em 2002 o News of the World invadiu o correio de voz do telefone celular de Milly Dowler, adolescente desaparecida de 13 anos, que havia sido assassinada.

A revelação, neste ano, que ela seu correio de voz havia sido invadido provocou irritação pública e intensificou o escândalo que levou ao fechamento, em julho, do tabloide de 168 anos e a renúncia de dois altos executivos da News Corp., além de impedir uma aquisição multibilionária que a empresa pretendia fazer no setor de televisão por assinatura. O porta-voz da News International recusou-se a comentar o assunto.

O tabloide foi acusado de invadir a caixa de mensagens de Dowler e apagar várias mensagens, o que deu a seus pais a falsa esperança de que elas estivesse viva e prejudicou as investigações policiais.

A News International já pagou indenizações a outras vítimas de grampos telefônicos, dentre elas a atriz Sienna Miller, que recebeu 100 mil libras (US$ 160 mil).

Em julho, Murdoch, presidente e CEO da News Corp., encontrou-se e pediu desculpas à família Dowler. Ele também disse que o escândalo dos grampos telefônicos resultou na "perda de reputação" da companhia. A News Corp. também é proprietária da Dow Jones e do Wall Street Journal.

 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247