HOME > Mídia

Guerra de patentes

Depois do caso Apple-Samsung, Microsoft entra na Justia para impedir a venda de smartphones da Motorola nos EUA

Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 – O cenário de patentes americano está em guerra. Na última semana, a Microsoft entrou com um processo na Justiça do país contra a Motorola, pedindo a proibição da venda de smartphones no mercado dos EUA. A empresa fundada por Bill Gates acusa a Motorola Mobility de violar sete patentes no sistema Android, que pertence ao Google, em ferramentas de calendários, contatos e aplicativos de sincronização. Caso consiga impedir o comércio dos produtos em território americano, a Microsoft poderá expandir o processo para outros mercados ao redor do mundo.

A americana Motorola fabrica seus aparelhos fora do país. Se a Comissão Internacional de Comércio (ITC) julgar como pertinente o pedido da Microsoft, poderá impedir a importação de seus aparelhos para os EUA. A dona do Windows já ganhou na Justiça um processo contra a chinesa HTC e seus aparelhos com Android. No ano passado, a Microsoft já havia prestado queixa contra a Motorola Mobility, acusando a rival de violar nove de suas patentes, também com celulares da plataforma do robô.

A briga envolve o líder das buscas na internet e o rei das plataformas móveis, o Google. A gigante acabou de adquirir a Motorola Mobility por US$ 12,5 bilhões e, segundo analistas de mercado, o número de patentes da empresa foi vital para a compra. No meio dos diversos processos, a empresa do Android afirmou que as concorrentes estão mais preocupadas com a “guerra das patentes” do que continuar com a inovação, para ganhar os mercados.

No último episódio da novela sobre as patentes do mercado eletrônico, a Apple acusou a coreana Samsung de copiar diversos recursos do iPad 2 em seu tablet, o Galaxy Tab 10.1, e nos smartphones do mesmo modelo. O ITC deu razão à Apple e impediu a comercialização do produto em alguns países da Europa.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...