Guga Chacra escreve que "Zelensky é estrela de uma Assembleia Geral esvaziada"
Colunista do Globo ignora a posição de destaque de Lula e vê no líder ucraniano o astro do dia
247 – Embora a Assembleia Geral das Nações Unidas tenha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como grande protagonista, num retorno que marca a reinserção do Brasil no mundo, o colunista Guga Chacra diz que o evento será esvaziado e que o líder ucraniano Volodymyr Zelensky será o astro da festa. Em seu artigo no Globo, Chacra diz que "as atenções estarão voltadas para Biden e para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que fará seu primeiro discurso in loco nas Nações Unidas".
Em seu texto, Chacra faz uma pequena concessão ao presidente Lula, que recebeu pedidos para conversas bilaterais com nada menos que 50 chefes de estado. "Lula, por discursar logo antes do presidente dos EUA e por ser visto como um dos líderes do chamado 'Sul Global', não será ignorado e com certeza a imprensa internacional e diplomatas de outras nações querem saber o que o presidente do Brasil falará sobre meio-ambiente. Devem também observar o contraste dele em relação ao seu antecessor, Bolsonaro", escreve Chacra.
O discurso de Lula, no entanto, será muito mais profundo e irá propor a reforma dos organismos multilaterais, diante da nova realidade de um mundo multipolar. Assista:
