Há literatura no Twitter?
Primeiro Encontro Nacional de Twitteiros Culturais levanta a discusso
Cassius Oliveira_247- Twitteiros de todo o país se reúnem em São Paulo neste fim de semana para o 1º Encontro Nacional de Twitteiros Culturais, no Museu de Imagem e Som (MIS). O encontro dá continuidade à programação do #Rede MIS, que, desde setembro, promove oficinas e encontros gratuitos focados em novas mídias. Gratuito, o evento começou na tarde deste sábado, com duas mesas redondas e a participação de profissionais especializados em redes sociais e literatura. Os debates e palestras também puderam ser acompanhados via Twitter, através da hashtag #REDEMIS e ainda foi organizada uma transmissão em streaming no site www.pucsp.br/aovivo.
A ideia é debater e mostrar que é possível relacionar cultura ao poderoso microblog. As mesas redondas instruíram os usuários sobre as melhores formas de empregar o uso das redes sociais, disseminando a cultura e educação por meio delas. O Encontro dos Twitteiros Culturais (ETC) foi criado em 2009 e já esteve em 19 cidades brasileiras. Desde sua primeira edição regional, o evento reuniu twitteiros que visam disseminar a cultura dentro e fora do twitter. Foram nestes encontros que surgiram movimentos como o #doeumlivro, que arrecadou 360 mil livros em dois anos.
Nesta sexta-feira, um dos criadores do evento, o multidisciplinar Jose Luiz Goldfarb concedeu entrevista ao Brasil 247 explicando a finalidade do encontro (leia aqui). No Twitter, o evento foi atualizado por todos os presentes nas palestras apenas utilizando a hashtag #RedeMIS. A primeira palestra foi composta por Lilia Ferreira, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Julia Ramalho Pinto, responsável pelo @ETC_BH, e Marcelino Freire, escritor especializado em microcontos no Twitter, tudo mediado por Giselle Zamboni.
Os envolvidos discutiram a literatura e a leitura feitas por meio das redes sociais. Na segunda mesa redonda, Fernanda Musardo (responsável pelo @ETC_Curitiba), Albanisa Dummar (responsável pelo @ETC_Fortaleza), José Renato Santiago (editor do Boletim do Conhecimento) e José Luiz Goldfarb (responsável pelo @ETC_Sampa), debateram a gestão e mobilização cultural nas redes sociais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: