HOME > Mídia

Haddad e Campos Neto são eleitos os "melhores do ano" da América latina pela Latin Finance

Revista especializada Latin Finance escolheu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, como os melhores da América Latina e Caribe

Fernando Haddad (à esq.) e Roberto Campos Neto (Foto: ABR)

247 - A revista Latin Finance escolheu o ministro Fernando Haddad e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, como o melhor ministro da Economia e presidente do Banco Central, respectivamente, da América Latina. 

Segundo a Latin Finance, Haddad foi agraciado com o prêmio devido à sua "habilidade em avançar com reformas", superando a inicial desconfiança do mercado em relação ao que qualificou de “gastos extravagantes" de governos anteriores do PT. A revista destaca que, em parte graças a Haddad, foram aprovadas reformas estratégicas que impulsionaram a economia, resultando em um crescimento mais rápido do que o previsto.

“Mas isso não aconteceu totalmente. Em parte, graças a Haddad. O ministro das finanças articulou a aprovação de reformas estratégicas para a economia e construiu credibilidade para o novo governo, e os resultados apareceram. A economia está crescendo em ritmo mais rápido do que o esperado”, diz a Latin Finance sobre o ministro da Fazenda. A revista também destaca o perfil “pacificador” de Haddad. 

Quanto a Campos Neto, a publicação elogia o "hábil manejo da política monetária", possibilitando a redução das taxas de juros antes das economias desenvolvidas. Walter Molano, economista-chefe da BCP Securities, é citado na entrevista, descrevendo a performance de Campos Neto como "de longe" a melhor entre os chefes de bancos centrais da América Latina e Caribe. 

O prêmio foi anunciado na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) que ocorre em Marrakesh, no Marrocos, e reúne ministros de finanças e chefes de bancos centrais de 189 países. Roberto Campos Neto.