HOME > Mídia

Helena Chagas: Operação Tabajara do Planalto pode gerar crise institucional

"De uns dias para cá, a crise política começou a tomar ares de conflito institucional", avalia a jornalista Helena Chagas, do site Os Divergentes, destacando que "mais uma indicação disso" foi a notícia de que o Planalto teria acionado a Abin para bisbilhotar a vida do ministro Edson Fachin; "Com ou sem desmentidos, o fato é que, acuado, o Planalto entrou num jogo pesado contra seus adversários, que além de Fachin incluem o PGR Rodrigo Janot, a JBS e todos que ameaçam seu mandato"

"De uns dias para cá, a crise política começou a tomar ares de conflito institucional", avalia a jornalista Helena Chagas, do site Os Divergentes, destacando que "mais uma indicação disso" foi a notícia de que o Planalto teria acionado a Abin para bisbilhotar a vida do ministro Edson Fachin; "Com ou sem desmentidos, o fato é que, acuado, o Planalto entrou num jogo pesado contra seus adversários, que além de Fachin incluem o PGR Rodrigo Janot, a JBS e todos que ameaçam seu mandato" (Foto: Gisele Federicce)
Gisele Federicce avatar
Conteúdo postado por:

247 - "De uns dias para cá, a crise política começou a tomar ares de conflito institucional", avalia a jornalista Helena Chagas, do site Os Divergentes, destacando que "mais uma indicação disso" foi a notícia de que o Planalto teria acionado a Abin para bisbilhotar a vida do ministro Edson Fachin.

"Com ou sem desmentidos, o fato é que, acuado, o Planalto entrou num jogo pesado contra seus adversários, que além de Fachin incluem o PGR Rodrigo Janot, a JBS e todos que ameaçam seu mandato. Está, por exemplo, recorrendo um arsenal de iniciativas dos órgãos do Estado para promover um cerco à empresa delatora", afirma.

Para ela, "ao reagir de forma dura, Carmen Lúcia acena com o risco concreto de choque entre os poderes. Mostra, sobretudo, que o STF não tem medo de Temer e está disposto a ir até o fim na investigação contra ele. E que a ameaça ao ministro Fachin pode ter o efeito contrário ao pretendido, unindo uma maioria no Supremo a seu favor"

A jornalista acredita que "a ofensiva do Planalto contra seus acusadores pode acabar se revelando mais uma operação Tabajara do governo Temer".

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...