HOME > Mídia

Imprensa europeia elogia instalações olímpicas de Pequim

A infraestrutura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim foi alvo de reportagens com enfoque positivo na imprensa europeia

Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 (Foto: Reuters/Fabrizio Bensch)

Rádio Internacional da China - A Rádio e Televisão da Itália (RAI) veiculou recentemente uma reportagem sobre a infraestrutura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. O artigo "Apresentar os Jogos Olímpicos de Inverno a uma velocidade de 300 quilômetros por hora", mostrou o trem de alta velocidade entre Pequim e Zhangjiakou que transporta atletas, jornalistas e espectadores entre Pequim, Yanqing e Zhangjiakou em apenas uma hora.

É uma oportunidade para a China mostrar sua transmissão em 5G. Um estúdio de alta definição foi instalado no trem, com tecnologia 4K, que permite acesso e transmissão de imagens em alta definição, apontou a reportagem.

O jornal Der Spiegel, da Alemanha, publicou recentemente um texto elogiando o Big Air Shougang e classificando o estádio como um exemplo de construção e a Disneylândia Industrial. O artigo considera o uso de parques industriais abandonados para o desenvolvimento de esportes de inverno como uma abordagem razoável, apropriada e sustentável.

A construção do Big Air Shougang corresponde à tendência internacional para a industrialização dos esportes olímpicos.

O texto criticou ainda o duplo critério e o preconceito de alguns veículos de comunicação ocidentais. “Imagina, se tal instalação olímpica aparecesse em uma cidade ocidental, como Londres, Munique e Milão. A mídia ocidental provavelmente mudaria o estilo, elogiando o quão legal é mostrar a ideia do romantismo industrial”.