CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Internet: saiba como tudo começou

O primeiro projeto de interligao de computadores aconteceu pela primeira vez em 1969, nos EUA; na foto, o grupo de cientistas que criou a Arpanet, o primeiro projeto que veio a ser a internet

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Gisele Federicce_247 – O embrião da internet surgiu há mais de meio século e apresentava uma diferença abismal em relação à rede a qual estamos conectados atualmente – e diariamente. A rede mundial de computadores, como passou a ser chamada, anos depois, foi iniciada no período da Guerra Fria, em 1958, a fim de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, com objetivos principalmente militares. Ela foi criada pela Agência Avançada de Projetos de Pesquisas – estabelecida pelo governo americano – e se chamava ARPANET.

Porém, a ideia de uma rede mundial nasceu apenas em 1960, no artigo “Simbiose Homem-Computador”, do americano Joseph Carl Robnett Licklider. Foi ele quem visualizou os computadores de todo o planeta conectados entre si, nove anos antes de isso acontecer de fato. Em 1969, na Universidade de Los Angeles, é ligado o primeiro ponto de intersecção de dados, que também foi considerado o primeiro “servidor”. As interligações seguintes aconteceram em outubro, novembro e dezembro do mesmo ano, marcado oficialmente pelo início do funcionamento da Arpanet.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fim de fazer um teste, a primeira mensagem que se tentou enviar através do projeto de rede foi a palavra “login”. O “l” e o “o” chegaram ao destino, mas no momento de enviar o “g”, o sistema caiu. Quando a rede finalmente se estabeleceu, seu maior uso era entre estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, que trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. O termo “internet” nasceu em 1970, cunhado pelo cientista da comunicação americano Vinton Cerf, que ocupa o cargo de vice-presidente e evangelista chefe de internet do Google desde outubro de 2005. Quando contratado, o então executivo-chefe da companhia, Eric Shmidt, afirmou que Cert era uma das pessoas mais importantes da história ainda vivas.

Mas apenas na década de 90 a internet começou a alcançar a população em geral. Em 1990, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web (WWW), possibilitando um visual gráfico mais dinâmico e interessante para os sites. A partir deste momento, a internet cresceu em ritmo acelerado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ficou curioso para saber como eram os sistemas daquela época? Visite o site do Telehack, uma recriação fiel do que era a Arpanet: www.telehack.com.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO