Irã sob guerra cibernética

Vrus de computador ataca o pas pela segunda vez. No ano passado, usina nuclear de Bushehr j havia sido alvo

Siga o Brasil 247 no Google News

247, com informações da Reuters – O Irã foi atacado pela segunda vez por um vírus de computador em uma “guerra cibernética” promovida por seus inimigos, afirmou nesta segunda-feira o comandante de defesa civil do país. Gholamreza Jalali disse à agência de notícias Mehr que o novo vírus, chamado Stars, estava sendo investigado por especialistas. Ele não especificou qual era o alvo do Stars nem o impacto que ele pretendia ter.

“As características particulares do vírus foram descobertas”, disse Jalali. “O vírus é congruente e harmonioso com o sistema (de computador) e, na fase inicial, causa pequenos danos e pode ser confundido com algum arquivo executável de organizações governamentais”.

O vírus Stuxnet, que atacou os computadores no reator nuclear de Bushehr em 2010 ainda representa um risco real, segundo Jalali. Alguns especialistas o descreveram como o “primeiro míssil cibernético teleguiado” que tinha como alvo o programa nuclear iraniano.

Autoridades iranianas afirmaram ter conseguido neutralizar o Stuxnet antes de ele conseguir fazer os danos planejados na instalação nuclear. Essas autoridades responsabilizaram Israel e os Estados Unidos – que acreditam que o Irã busca desenvolver armas nucleares – pelo vírus. O Irã afirma que seu programa nuclear é totalmente pacífico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email