CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Jean Wyllys: “Folha tem o objetivo doentio de atacar o presidente Lula”

Em fake news grotesca, o jornal Folha de S.Paulo acusou o governo de recusar ajuda dos uruguaios nas operações de resgate no RS

Presidente Lula e o ex-deputado Jean Wyllys (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-deputado federal Jean Wyllys acusou o jornal Folha de S.Paulo de perseguir o presidente Lula. Em fake news grotesca, o jornal Folha de S.Paulo acusou o governo de recusar ajuda dos uruguaios nas operações de resgate no RS. O governo não somente aceitou como agradeceu o aporte.

“Vocês, da @folha , mentem. Ou melhor manipulam, de modo sórdido. DESINFORMAM! Sempre com o objetivo doentio de atacar o presidente @LulaOficial . Isto não é jornalismo. É difamação deliberada por parte de gente escrota de direita. Sem mais”, diz ele.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Saiba mais -  A Folha de S. Paulo disseminou uma gravíssima fake news na noite de ontem, ao acusar o governo de Lula de mentir sobre uma proposta de ajuda do governo uruguaio. Ao contrário do que foi dito pelo jornal paulista, o governo brasileiro recebeu a ajuda uruguaia e agradeceu pelo apoio. Leia, abaixo, a nota da Secom:

Nota Secom – Em texto publicado na noite desta quarta-feira (8), sem ouvir nenhum representante do governo, o jornal Folha de S.Paulo faz uma acusação grave. Afirmou que o "governo mente ao afirmar que não dispensou oferta de ajuda do Uruguai ao RS".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Para sustentar essa afirmação, o jornal compara uma nota da assessoria de comunicação do Ministério Defesa com uma nota da Secom sobre o mesmo tema como se fossem contraditórias. Não são.

A nota do Ministério da Defesa afirma que "o Comando Militar conjunto declinou da oferta da aeronave [do Uruguai] por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A segunda nota, elaborada para combater uma avalanche de fake news em torno do assunto (como a de que o governo estaria recusando ajuda do Uruguai por motivações ideológicas), informa que o Brasil não recusou ajuda do Uruguai, cita um helicóptero cedido pelo país vizinho já em operação, mostra a imagem dessa aeronave gentilmente emprestada e explica que, no caso do avião, constatou-se inadequação do equipamento para o tipo de operação exigida no Rio Grande do Sul nesse momento.

Qual é a mentira? Qual é a contradição? Inexiste.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo brasileiro não recusa auxílio do Uruguai. O Brasil recebeu do país vizinho, e é grato por isso, o empréstimo de um helicóptero, tripulação, manifestações de solidariedade, manutenção da oferta do avião e outros equipamentos em caso de necessidade. São todas ofertas muito bem-vindas.

Há uma distância não desprezível entre a reestruturação da oferta às necessidades específicas da operação e a afirmação, falsa, de que o Brasil recusa ajuda do Uruguai.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO