Jornal alemão alerta para desmatamento no Brasil: Bolsonaro é amigo da indústria agrícola

Em sua versão online, o jornal alemão Zeit alerta para o desmatamento na Amazônia brasileira. A publicação destaca que Jair Bolsonaro "é um denunciante da mudança climática e duvida que represente uma ameaça à humanidade". Texto diz que o presidente "é amigo da indústria agrícola"

247 - O jornal alemão Zeit alerta em sua versão online para o desmatamento na Amazônia brasileira. A publicação destaca que o presidente Jair Bolsonaro "é um denunciante da mudança climática e duvida que represente uma ameaça à humanidade". 

"Recentemente, ele eliminou quase completamente o orçamento de proteção climática. Bolsonaro também é amigo da indústria agrícola. Consequentemente, ele não tentou justificar o aumento do desmatamento desde que assumiu o poder em 1º de janeiro", continua.

Segundo o texto, "neste verão (na Europa e inverno aqui no Brasil), quase quatro vezes mais terras florestais foram desmatadas na Amazônia do que nos anos anteriores". 

"Somente em julho, 2.254 quilômetros quadrados de floresta tropical foram desmatados. No ano passado, o número no mesmo mês foi de apenas 597 quilômetros quadrados, um aumento de 278%. Em junho passado, a extensão do desmatamento já estava 88% acima do nível de junho de 2018".

De acordo com o jornal, o desmatamento e a consequente repercussão negativa no exterior gera insatisfação até mesmo em "representantes da indústria agrícola, que estão entre os mais importantes apoiadores do presidente, estavam insatisfeitos". "Eles absolutamente querem impedir uma parada de importação de seus produtos na UE", acrescenta.

"Embora o acordo UE-Mercosul obrigue os signatários a respeitar o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, Bolsonaro disse que isso já era impossível. Seu país não conseguiu reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 43% até 2030 em comparação com 2005. A meta não pode ser alcançada mesmo se 'usarmos 100 mil homens para reflorestar florestas'. Em várias ocasiões, Bolsonaro ameaçou abandonar o Acordo de Paris", diz o jornal.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247