CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

Jornalista da Globo que foi demitida por estar gorda desabafa: ouvi que se eu quisesse mesmo emagrecer, tinha emagrecido

Michelle Sampaio, 40, trabalhava na TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba (SP), onde apresentou o telejornal da noite por 14 anos, até engordar após a primeira gravidez e ser proibida de aparecer

Jornalista da Globo que foi demitida por estar gorda. (Foto: Reprudução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A jornalista Michelle Sampaio, de 40 anos, foi forçada a emagrecer para voltar a aparecer na tela da emissora onde trabalhava, a TV Vanguarda, afiliada da TV Globo no Vale do Paraíba (SP), mas acabou sendo demitida por não conseguir voltar ao peso em que estava antes de engravidar da primeira filha.

Na Vanguarda, Michelle apresentou o telejornal da noite por 14 anos, até ser banida e passar a produzir reportagens, que mostravam apenas suas mãos. Ela ouviu da chefe que estava 'gorda para a tela' e recebeu uma ordem: perder de 12 a 14 quilos, voltando ao peso anterior ao da gravidez, em um período de um mês. Essa era a condição para voltar ao vídeo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Eu voltei [da licença-maternidade] em novembro de 2016, apresentei o jornal dois ou três dias. Mas fui sacada do vídeo, da bancada. A diretora de jornalismo alegou que o problema era o meu peso e que aquela era uma decisão que estava acima dela. E o pedido deles foi que eu voltasse ao peso antes da gravidez. Eu precisaria perder de 12 a 14 quilos", contou ela ao BuzzFeed News.

Michelle chegou a emagrecer 9 quilos, quando voltou à bancada, mas engordou novamente. Nesse período, conta que passou por pelo menos cinco reuniões constrangedoras, todas em torno da exigência da empresa para que ela emagrecesse. Até que, da última vez, ela foi demitida por não ter emagrecido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A demissão aconteceu há quase um ano, em  março de 2019, mas o assunto voltou à tona nesta semana com uma entrevista concedida por ela ao portal Comunique-se. "Agora, além de se dedicar à filha, ela comemora a volta por cima em dose dupla. A comunicadora se destaca como empreendedora e protagonista de ações publicitárias", diz a reportagem.

Ela desabafou ainda ao Comunique-se: “Em nenhum momento, durante a minha demissão, foi falado de crise, de salário, de ter uma empresa ou qualquer outro tema”. “Na sala da diretoria geral da emissora, ainda ouvi uma frase que me marcou muito ‘você é uma ótima mãe, mas não se cuidou. Se quisesse mesmo emagrecer, tinha emagrecido’. É fácil você julgar quando não se vive a vida do outro”, detalhou a jornalista. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ela pontua, ainda, que apesar da campanha “Tudo começa pelo respeito”, ninguém da Rede Globo, que é parceira da TV Vanguarda, a contatou. “Acho lindo o que se prega, mas na prática é bem diferente”, lamenta. “Essa questão de padrão estético na bancada do telejornal não é apenas na Rede Globo, em outras emissoras também acontece”, criticou ainda..

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO