HOME > Mídia

Justiça impede Murdoch de passar controle de império de mídia só ao filho mais velho

Rupert Murdoch tentou alterar o fundo de sua família, com o objetivo de garantir o controle de seu filho mais velho sobre o império de mídia da família

Rupert Murdoch (Foto: Reuters/Mike Sega)

247 - O comissário Edmund J. Gorman Jr., de Nevada, emitiu uma decisão contra a tentativa de Rupert Murdoch de alterar o fundo fiduciário de sua família, com o objetivo de garantir o controle exclusivo de seu filho mais velho, Lachlan, sobre o império de mídia da família. Segundo o jornal The New York Times, a decisão, que foi registrada no último sábado (7), conclui que a tentativa de modificação do fundo foi feita de "má-fé", sendo considerada uma "farsa cuidadosamente elaborada", com a intenção de consolidar o poder de Lachlan sobre a Fox News e outras empresas do império, independentemente dos impactos sobre os outros beneficiários do fundo.

A disputa sobre o fundo não envolve questões financeiras, mas sim o controle do maior império de mídia conservador do mundo, que inclui a Fox News, The Wall Street Journal, The New York Post, além de jornais e emissoras internacionais. Murdoch, com 93 anos, sempre teve a intenção de legar esse império aos filhos, mas, em 2019, deixou claro que queria que Lachlan assumisse a liderança após sua morte. No entanto, a estrutura do fundo familiar impôs um desafio, pois outros filhos, como James e Elisabeth, possuem opiniões políticas menos alinhadas ao conservadorismo de Murdoch e Lachlan.

Ainda segundo a reportagem, o comissário Gorman detalhou, em uma sentença de 96 páginas, como a tentativa de modificação do fundo fiduciário visava manter a inclinação política conservadora de seus veículos de comunicação. Embora a decisão tenha sido significativa, ela ainda precisa ser ratificada por um juiz de distrito, e a parte perdedora pode recorrer, o que pode prolongar ainda mais a disputa legal entre os membros da família Murdoch.

Esse embate judicial expôs discussões internas da família, incluindo a preocupação com o futuro do império após a morte de Rupert, e revelações de que seus filhos começaram a planejar secretamente a sucessão do patriarca após a exibição do episódio de "Succession" da HBO, que mostrou a luta pelo controle de um império de mídia.

Artigos Relacionados