Livro de ex-diretor de Época contesta Merval

Depois de Merval Pereira anunciar "Mensalão", uma reunião dos artigos escritos pelo colunista de O Globo ao longo do julgamento da Ação Penal 470, é a vez de Paulo Moreira Leite lançar "A Outra História do Mensalão - As contradições de um julgamento político", pela Geração Editorial, a mesma editora de "A Privataria Tucana". Oposto ao de Merval, o livro conta com os 37 capítulos publicados pelo autor no blog que mantinha no site da revista Época

Livro de ex-diretor de Época contesta Merval
Livro de ex-diretor de Época contesta Merval
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Uma das principais vozes dissonantes da grande imprensa durante o julgamento do mensalão, o jornalista Paulo Moreira Leite, que atualmente dirige a sucursal da Istoé em Brasília, lança "A Outra História do Mensalão - As contradições de um julgamento político" (Geração Editorial, R$ 34,90, 352 páginas), um livro que deve rivalizar com "Mensalão - O dia a dia do mais importante julgamento da história política do Brasil", reunião de artigos escritos por Merval Pereira, de O Globo, ao longo do julgamento.

Enquanto o livro de Merval conta com prefácio do ex-ministro so Supremo Carlos Ayres Britto (leia mais), o de Paulo Moreira Leite vem com apresentação do jormalista Jânio de Freitas, da Folha de S.Paulo, outro que viu mais defeitos que virtudes no julgamento da Ação Penal 470. Moreira Leite, que foi diretor de Época e redator-chefe de Veja, entre outras publicações, considera que o julgamento do mensalão foi contraditório, político e injusto, por ter feito condenações sem provas consistentes.

Já Merval preferiu tratar o julgamento, como grande parte da imprensa, pelo viés partidário, como se percebe nesse trecho de um de seus artigos: "É meio vergonhoso para o PT, há dez anos no poder, que a situação desumana de nosso sistema penitenciário vire tema de debate só agora que líderes petistas estão sendo condenados a penas que implicam necessariamente regime fechado".

Geração Editorial

O livro de Paulo Moreira Leite contém os 37 capítulos publicados pelo autor em blog que mantinha no site da revista Época, durante os quatro meses e 53 sessões do julgamento no STF. Além disso, a obra conta com uma apresentação e um epílogo para dar uma visão de conjunto dos debates do passado e traçar perspectivas para o futuro. O título é o sétimo da coleção "História Agora", lançada pela Geração Editorial -- entre os volumes da coleção está o best seller "A Privataria Tucana".

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247