Livro revela ameaça de golpe militar às vésperas do segundo turno

O livro-reportagem "Os Onze", escrito por Felipe Recondo e Luiz Weber, descreve os bastidores da Corte Suprema do país, o STF, desde o processo sobre o chamado mensalão, em 2005, até o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro; entre outras coisas, o livro revela que houve uma ameaça de golpe militar às vésperas do segundo turno da eleição presidencial do ano passado.

(Foto: Isac Nóbrega/PR | Lula Marques)

247 - Acaba de ser publicado pela Companhia das Letras o livro-reportagem, escrito por Felipe Recondo e Luiz Weber. "Os onze" descreve os bastidores da Corte Suprema do país, o STF, desde o processo em que se iniciou a criminalização do PT, Ação Penal 470, sobre o chamado mensalão, em 2005, até o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. 

O livro revela, entre outras coisas, a ameaça de golpe militar às vésperas do segundo turno da eleição presidencial do ano passado.   

O livro narra que na noite de 23 de outubro, a apenas cinco dias do segundo turno, houve um entrevero na sede do STF entre o então ministro do Gabinete de Seguranla Institucional, Sérgio Etchegoyen, e o ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso.  

Da discussão participaram também Rosa Weber e Edson Fachin, também ministros do STF, em torno da punição ou não de um coronel que insultara Rosa Weber.   

De acordo com o jornalista Guilherme Amado, da revista Época, ao chegar ao tribunal, o ministro Dias Toffoli relatou a Weber e Fachin "uma situação preocupante".  

"Sem usar a palavra golpe - conta Guilherme Amado -, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) lembrou que o então comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, tinha 300 mil homens armados que apoiavam Jair Bolsonaro, um candidato que duvidava da lisura do processo eleitoral e incitava seus seguidores, os militares aí incluídos, a questionar as urnas eletrônicas. O TSE deveria ser, mais do que nunca, claro em seus posicionamentos". 

 A informação indica o grau da interferência militar na atual vida política nacional.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247