Luis Felipe Miguel: O que espanta é Gentili ter público

"O que me espanta não é que ele exista. É que ele tenha público. Acredito, de verdade, que com argumentação e discurso claro muita gente que hoje está à direita pode mudar de posição. Mas seguidores de Danilo Gentili? Difícil", lamenta o cientista político e professor da UnB; "É uma demonstração de tamanho embotamento intelectual e supressão da sensibilidade em relação aos outros que está além da possibilidade de cura", avalia

danilo gentili
danilo gentili (Foto: Gisele Federicce)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Por Luis Felipe Miguel, em seu Facebook

Todo mundo sabe que Danilo Gentili é um escroto. Não sei se Maria do Rosário fez bem em enviar a notificação extrajudicial. Tendo a acreditar que a pessoa pública está sujeita à crítica, mesmo à crítica malévola, mal-intencionada e manipulatória. Se algum limite da liberdade de expressão foi efetivamente ultrapassado, então trata-se de processar, não de notificar extrajudicialmente. Mas não acompanho (felizmente) o que Gentili diz ou faz, então não tenho como estimar a gravidade da perseguição contra a deputada.

Da reação dele à notificação, porém, eu (infelizmente) fiquei sabendo. A ameaça pouco velada da violência física contra a mulher e o uso do órgão sexual masculino como instrumento de humilhação e de intimidação: Gentili é um exemplo caricato e particularmente repulsivo daquilo que o machismo representa.

Uma das definições de "humor", no Houaiss, é "expressão irônica e engenhosamente elaborada da realidade; espírito". Gentili é um "humorista" sem ironia, sem engenhosidade e sem espírito. Sua "graça" consiste exclusivamente em distribuir patadas e reafirmar preconceitos. Surfa na bizarra situação atual, em que, para certo público, ser reacionário conta como transgressor.

O que me espanta não é que ele exista. É que ele tenha público. Acredito, de verdade, que com argumentação e discurso claro muita gente que hoje está à direita pode mudar de posição. Mas seguidores de Danilo Gentili? Difícil. É uma demonstração de tamanho embotamento intelectual e supressão da sensibilidade em relação aos outros que está além da possibilidade de cura.

Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247