Máfia da merenda: ‘Estado’ vê Alckmin como vítima do MDA
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre fraude na merenda do governo do tucano Geraldo Alckmin, em São Paulo, aponta que o "Ministério Agrário de Dilma foi alertado sobre cooperativa das fraudes na merenda"; em nota divulgada nesta sexta-feira, a pasta, comandada por Patrus Ananias, afirma que "a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica à Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar foi realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura do Governo de São Paulo em 25 de junho de 2014, o que torna enganosa qualquer eventual alusão à participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário nesse processo"
247 - O jornal O Estado de S. Paulo vê o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como vítima do Ministério do Desenvolvimento Agrário "de Dilma" no caso da máfia da merenda - denúncia de propina a agentes do governo para firmar o contrato com uma cooperativa.
Reportagem publicada no site do jornal nesta sexta-feira 29 aponta que o "Ministério Agrário de Dilma foi alertado sobre cooperativa das fraudes na merenda". "Comunicação foi feita pelo Fundo Nacional da Educação em dezembro de 2014; em grampo, investigados dizem que foram avisados por funcionário da pasta", diz o texto.
Em nota divulgada nesta sexta-feira, a pasta, comandada pelo ministro Patrus Ananias, afirma que "a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica à Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar foi realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura do Governo de São Paulo em 25 de junho de 2014, o que torna enganosa qualquer eventual alusão à participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário nesse processo".
O comunicado rebateu declarações dadas ontem pelo próprio governador, que nesta quinta atribuiu responsabilidade a servidores do governo federal no escândalo de desvios de recursos da merenda escolar. "Quem diz se a cooperativa está habilitada é o Ministério do Desenvolvimento Agrário", culpou o governador tucano.
Leia abaixo a nota do MDA:
Nota de esclarecimento
O Ministério do Desenvolvimento Agrário esclarece:
1- A emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica à Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar foi realizada pela Secretaria Estadual da Agricultura do Governo de São Paulo, em 25 de junho de 2014, o que torna enganosa qualquer eventual alusão à participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário nesse processo.
2- As irregularidades denunciadas envolvem o Governo do Estado de São Paulo e prefeituras municipais. Referem-se a comercializações realizadas no âmbito do Programa de Alimentação Escolar, que adquire produtos da agricultura familiar conforme legislação específica.
3- O Ministério do Desenvolvimento Agrário não possui nenhum contrato com a Coaf. A informação pode ser confirmada no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
Coordenação de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Agrário
