Mário Magalhães: Lula terá mais tempo que Getulio teve, em 1945, para transferir votos

Jornalista Mário Magalhães lembra, em artigo no The Intercept, que Getúlio Vargas, ditador recém-deposto, teve apenas 7 dias para transferir votos para Eurico Gaspar Dutra em 1945, enquanto Lula, de sua cela em Curitiba, terá 45; "É por isso que o dito mercado anda 'nervoso', e o dólar disparou", avalia

Mário Magalhães: Lula terá mais tempo que Getulio teve, em 1945, para transferir votos
Mário Magalhães: Lula terá mais tempo que Getulio teve, em 1945, para transferir votos

247 - O jornalista Mário Magalhães lembra, em artigo no site The Intercept, que Getúlio Vargas, ditador recém-deposto, teve apenas sete dias para transferir votos para Eurico Gaspar Dutra em 1945, e foi bem sucedido. Já o ex-presidente Lula, de sua cela em Curitiba, terá 45 dias.

Leia um trecho de seu texto:

Lula está em cana. Em novembro de 1945, Getulio permanecia na estância Santos Reis, no município gaúcho de São Borja. O cárcere não impediu que o petista, de junho a agosto, pulasse de 10% para 20% na pesquisa espontânea, que não propõe candidatos. Sua vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno oscilou de 27% para 30%.

Getulio teve no máximo sete dias para que propagassem país afora sua recomendação pró-Dutra. A copiosa bibliografia acerca daquela quadra histórica contém informações conflitantes sobre data exata, porém coincide no essencial: o anúncio ocorreu em cima da hora. A consulta a velhos periódicos esclarece a cronologia.


Mario Magalhães relata ainda o receio do "mercado" diante dessa grande possibilidade de transferência de votos para Fernando Haddad:

Os partidários de Lula, reconhecendo na moita que a candidatura provavelmente será proibida, cultivam a esperança de que 2018 reproduza 1945, e Haddad herde os votos. Os antagonistas dos petistas temem a reencarnação, como Lula-Haddad, da tabelinha Getulio-Dutra .

Em sua cela de Curitiba, o ex-presidente conhece bem essa história, que ele leu no terceiro volume da biografia "Getúlio", de autoria do jornalista e escritor Lira Neto. Lula terá mais tempo do que Getulio Vargas, em 1945, para dar o seu recado. É por isso que o dito mercado anda "nervoso", e o dólar disparou.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247