HOME > Mídia

Mello Franco: insatisfação pode causar renovação ou ajudar candidatos autoritários

O colunista Bernardo Mello Franco comentou nesta quarta a pesquisa Datafolha que mostra o recorde de insatisfação da população com o Congresso Nacional; "Com tanta gente insatisfeita, é possível que haja maior renovação nas urnas em 2018. Por outro lado, o clima de repulsa à política pode fortalecer candidatos autoritários, que vociferam ideias radicais para ganhar votos. A história mostra que pior que um Congresso ruim é não ter Congresso algum", escreve

Mello Franco (Foto: Giuliana Miranda)

247 - Em sua coluna nesta quarta, o jornalista Bernardo Mello Franco comentou o recorde de reporovação poplar ao Congresso nacional, apontado na última pesquisa Datafolha.

"O Congresso nunca foi tão detestado. Seis entre dez brasileiros reprovam os parlamentares que deveriam representá-los. É a pior marca desde que o Datafolha começou a medir a avaliação de deputados e senadores. Com as exceções de praxe, eles fizeram por merecer.

(...)

Vale lembrar que os 513 deputados e 81 senadores não vieram de outro planeta. Foram eleitos pelos mesmos brasileiros que reclamam. Em muitos casos, em troca de favores, promessas de emprego ou dinheiro vivo.

A pesquisa permite uma leitura otimista: com tanta gente insatisfeita, é possível que haja maior renovação nas urnas em 2018. Por outro lado, o clima de repulsa à política pode fortalecer candidatos autoritários, que vociferam ideias radicais para ganhar votos. A história mostra que pior que um Congresso ruim é não ter Congresso algum".