Mercadante: liberdade de imprensa é fundamental no combate aos regimes autoritários

Neste domingo (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o ex-ministro Aloizio Mercadante destaca que a ferramenta é fundamental "como contraponto aos constantes ataques, típicos de regimes autoritários, realizados pelo governo Bolsonaro contra a liberdade de imprensa"

Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante (Foto: Ministério da Educação)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Neste domingo (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o ex-ministro Aloizio Mercadante destaca que a ferramenta é fundamental "como contraponto aos constantes ataques, típicos de regimes autoritários, realizados pelo governo Bolsonaro contra a liberdade de imprensa". 

Veja a íntegra da nota: 

Uma imprensa livre, plural e que respeita a diversidade de pensamentos e de opinões é fundamental para a democracia e para o estado de direito. Só na democracia é possível divergir e debater ideias na esfera pública. Por isso, a Constituição de 1988 consagrou a liberdade de imprensa e de opiniões como um direito fundamental dos cidadãos, no estado brasileiro.

Para além de informar a população sobre os diversos temas do cotidiano, contribuindo para o pleno exercício da cidadania e para o combate de notícias falsas,  a imprensa livre e independente também exerce o papel fundamental de realizar o controle social dos atores e atos públicos. Daí a necessidade dessa mesma imprensa em ouvir todos os lados de uma mesma história e de assegurar espaço para os direitos de resposta e o contraditório.

Neste 3 de maio, em que celebramos o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, é fundamental reafirmamos nosso integral respeito a esse valor e manifestar publicamente nosso repúdio a qualquer tentativa censura ou de cerceamento da prática do jornalismo. Esse posicionamento se faz necessário como contraponto aos constantes ataques, típicos de regimes autoritários, realizados pelo governo Bolsonaro contra a liberdade de imprensa, tendo no próprio presidente a principal autoridade que desrespeita cotidianamente os jornalistas e a própria democracia brasileira.

*Aloizio Mercadante é economista e presidente da Fundação Perseu Abramo *

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Apoia-se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247