Merval, do Globo, ataca Lula, e diz que ele busca "engavetador" para a PGR
Colunista diz que "o PT quer alguém que defenda Lula"; presidente foi preso político durante 580 dias e busca reconstruir a credibilidade das instituições
247 – O colunista Merval Pereira, do Globo, voltou a atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao dizer que ele procura se blindar na escolha do próximo procurador-geral da República. Ao contrário disso, Lula, que viveu a experiência de 580 dias como preso político, após uma campanha promovida por Merval e pelo Globo, busca proteger o Ministério Público de interferências indevidas.
"O governo petista, que se cansou de acusar Geraldo Brindeiro, o procurador-geral da República do governo Fernando Henrique, de 'engavetador-geral', agora busca um 'engavetador' para chamar de seu. O PGR é o único que pode abrir processo contra o presidente da República, por isso mesmo um posto fundamental e delicado para qualquer presidente. Já houve a experiência de outros presidentes terem um PGR mais independente, como Roberto Gurgel ou depois Rodrigo Janot, que apoiaram o combate à corrupção no mensalão e na Lava-Jato, deixando a então presidente Dilma e o PT encurralados", escreve Merval, em sua coluna, citando os procuradores responsáveis pela farsa do "mensalão" e pela Lava Jato, que destruiu a economia e as instituições brasileiras.
"Não é uma boa decisão escolher um PGR de acordo com interesses políticos do presidente da República. O escolhido ou a escolhida já entra com credibilidade afetada. Aras se dedicou a proteger Bolsonaro; e agora o PT quer alguém que defenda Lula", finaliza Merval, em novo ataque ao presidente, que, na verdade, busca reconstruir a credibilidade das instituições.
