Miguel Paiva é o mais novo membro do Jornalistas Pela Democracia

O cartunista, escritor e jornalista Miguel Paiva é o mais novo membro do grupo Jornalistas Pela Democracia, que já tem os expoentes do ‘traço político’ Aroeira e Latuff em seu rol de jornalismo sem ‘mordaça’ editorial; Paiva se soma ainda aos jornalistas Helena Chagas, Denise Assis, Ricardo Kotscho, Leandro Fortes dentre tantos outros jornalistas de peso na cena brasileira do comentário político

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O cartunista, escritor e jornalista Miguel Paiva é o mais novo membro do grupo Jornalistas Pela Democracia, que já tem os expoentes do ‘traço político’ Aroeira e Latuff em seu rol de jornalismo sem ‘mordaça’ editorial. Paiva se soma ainda aos jornalistas Helena Chagas, Denise Assis, Ricardo Kotscho, Leandro Fortes dentre tantos outros jornalistas de peso na cena brasileira do comentário político. 

Miguel Paiva tem longa carreira e uma lista célebre de parcerias e peças culturais no mundo do cartum, do teatro, da literatura e do cinema. 

Paiva publicou cinco livros em parceria com Luís Fernando Veríssimo, sobre as aventuras do detetive Ed Mort, escreveu musicais em parceria com o compositor Zé Rodrix e fez vários figurinos para o teatro. 

O cartunista carioca é autor das célebres personagens Radical Chic e Gatão de Meia Idade, ícones dos quadrinhos entre as décadas de 1980 e 2000 que dominaram a cena da expressão visual crítica com densidade estética e discussão de costumes com forte apelo popular. 

Criada em 1982, a Radical Chic era publicada na última página da revista 'Domingo' do Jornal do Brasil, lugar que ficou até novembro de 1996. Foi publicada também no jornal Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, jornal O Povo de Fortaleza e revista Nova.

O Gatão começou a ser publicado em 1994, como tira diária no Jornal do Brasil, até passar para as páginas d’O Globo, com a Radical. Sobre o personagem Gatão, já foram editados três livros pela Editora Objetiva e, em 2006, foi lançado o filme Gatão de meia idade, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, com Alexandre Borges no papel principal.

Veja a primeira charge de Miguel Paiva para o Jornalistas Pela Democracia: 

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247