Miriam: desempenho da indústria confirma período recessivo

"A indústria encerrou o primeiro semestre com números negativos em várias formas de comparação. Caiu no mês de junho em relação a maio, caiu sobre junho de 2018, caiu no ano e no acumulado em 12 meses", escreve Miriam Leitão em coluna no jornal O Globo. "Já são três trimestres consecutivos de queda, o que tecnicamente confirma o período recessivo"

(Foto: Reprodução | Reuters)

247 - "A indústria encerrou o primeiro semestre com números negativos em várias formas de comparação. Caiu no mês de junho em relação a maio, caiu sobre junho de 2018, caiu no ano e no acumulado em 12 meses", escreve Miriam Leitão em sua coluna no jornal O Globo. 

"Em resumo, a indústria está em recessão, explica o economista Sérgio Vale, da MB Associados. Já são três trimestres consecutivos de queda, o que tecnicamente confirma o período recessivo", continua ela.

Segundo a jornalista, "a demanda interna continua fraca, as exportações encontram uma forte crise na Argentina, e os investimentos seguem contidos porque há ociosidade nas fábricas". 

"Os dados divulgados ontem pelo IBGE indicam que o setor voltou ao mesmo nível de maio de 2017, como mostra o gráfico, e ainda está 17,9% abaixo do pico atingido em maio de 2011, segundo análise do banco Goldman Sachs", reforça.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247