Miriam Leitão: em Bienal histórica, venceu a liberdade de expressão

"A decisão da Bienal de reagir de forma vigorosa e corajosa contra as tentativas de censura marca a luta que está sendo travada contra o obscurantismo e a favor democracia e da liberdade de expressão", afirma a jornalista Miriam Leitão

247 - "A decisão da Bienal de reagir de forma vigorosa e corajosa contra as tentativas de censura marca a luta que está sendo travada contra o obscurantismo e a favor democracia e da liberdade de expressão", afirma a jornalista Miriam Leitão em sua coluna no jornal O Globo. 

"Não foi uma briga contra o prefeito. Aliás, um prefeito que vive de costas para a cidade, que sabota todos os eventos importantes do Rio. E tem péssimo desempenho."

"Ele tentou uma jogada eleitoreira para o eleitorado mais conservador, e houve neste fim de semana a guerra de liminares. O ponto em questão era, como se sabe, uma revista em quadrinhos com um beijo entre dois homens. Não era para o público infantil. No Brasil, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido e homofobia é considerada, legalmente, crime. A Prefeitura mandou, duas vezes, agentes da ordem pública com policiais revistarem livrarias e estandes atrás de material com temática LGBT. O ministro Dias Toffoli, por fim, restabeleceu a liberdade, atendendo ao pedido de Raquel Dodge, da PGR. Ao recorrer ao Supremo, nos embargos, a prefeitura usou uma fake news. Falou de uma publicação que não estava à venda na Bienal."

"A censura tem se espalhado de maneira assustadora. Ela teria avançado mais se a Bienal escolhesse retirar o livro para preservar o evento. A área cultural tem sofrido pressões diretas e indiretas contra feiras literárias. O governo tenta instituir o que ele chama de "filtros" a obras, mas cujo o nome real é censura. O que aconteceu na Bienal foi além do episódio em si. É uma luta pela liberdade de expressão."

"O resultado da feira foi um sucesso. As vendas foram fortes. As mesas de discussão debateram inúmeros assuntos contemporâneos, entre eles a própria tentativa de censura."

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247