Moro se tornou o maior cabo eleitoral de Lula
O jornalista e repórter do Revista Forum, Ivan Longo, avalia que Sergio Moro acabou por se tornar o maior cabo eleitoral do ex-presidente Lula, preso há mais de 90 dias na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, com centenas de habeas corpus pedidos no STJ; Longo atesta que a popularidade de Lula só cresceu após a condenação sem provas de Moro, ao passo em que a rejeição do juiz de primeira instância só cresceu
247 - O jornalista e repórter do Revista Forum, Ivan Longo, avalia que Sergio Moro acabou por se tornar o maior cabo eleitoral do ex-presidente Lula, preso há mais de 90 dias na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, com centenas de habeas corpus pedidos no STJ. Longo atesta que a popularidade de Lula só cresceu após a condenação sem provas de Moro, ao passo em que a rejeição do juiz de primeira instância só cresceu.
Leia trechos do artigo de Ivan Longo:
"Desde a condenação em primeira instância, em julho de 2017, a popularidade de Lula só cresceu, ao passo que a do juiz Sérgio Moro só caiu. Naquela época, pesquisas de opinião apontavam Lula, já liderando as pesquisas de opinião, com índices que iam de 29% a 30% de intenções de voto para a presidência. Um ano depois, após passar por condenações em duas instâncias e ser preso, as intenções de voto em Lula subiram: as últimas pesquisas indicam o petista com 33% das intenções.
Por outro lado, o juiz Sérgio Moro, na época que condenou Lula, tinha um índice de 45% de rejeição popular, de acordo com pesquisas de opinião. Um ano depois, após ter concretizado seu principal trunfo, que era prender o petista, o juiz de Curitiba viu sua reprovação, que já era alta, aumentar. As últimas pesquisas de opinião indicam que 55% da população rejeita o magistrado. A apenas três meses das eleições, ainda que a candidatura de Lula seja incerta, Moro se mostrou, portanto o principal cabo eleitoral do ex-presidente. Com intenções de voto que já são maiores que a soma de todos os outros candidatos, Lula tem hoje um potencial de transferência de votos que será determinante para as eleições de outubro. E essa guinada de popularidade começou há, exatamente, um ano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: