Murdoch pode deixar comando da News Corp.
Aes em queda, presso de analistas e estocadas da polcia minam a resistncia do magnata australiano da mdia
247 _ O magnata austaliano Rupert Murdoch está avaliando seriamente se afastar de suas funções executivas à frente do conglomerado de comunicações News Corp., a holding que controla 55 jornais, 40 revistas e títulos como o The Wall Street Journal e a emissora de tevê americana Fox. As ações da companhia estão despencando nas bolsas de valores da Inglaterra e dos Estados Unidos, com perdas de 13% nos últimos dias. Hoje, as cotações abriram novamente em baixa acentuada, de mais de 2%. “Rupert deve ir porque é interesse de todos que ele se vá”, disse a agência de notícias Bloomberg o corretor Terry Smith, da Tullet Preson, que atua em Nova York. “Sem ele, o efeito ‘desconto Murdoch’ desaparece e as ações tendem a voltar a subir”, corroborou Don Yacktman, administrador de recursos de grandes investidores. Na Inglaterra, o analista de mercado Michael Morris afirmou à Bloomberg que o estilo de comando de Murdoch, calcado no personalismo, foi seriamente atingido pela crise dos grampos. “Os investidores tem a preocupação de que ele tome decisões não consistentes com os interesses dos acionistas”, avaliou.
A pressão das ações em queda e as críticas unânimes dos analistas já abalam as defesas do próprio Murdoch, de 80 anos. As estocadas desferidas pela justiça, que determinou a prisão de sua braço direito Rebekah Brooks, estão lhe deixando isolado. “A News Corp. não é Rupert Murdoch”, disse o próprio Murdoch em comunicado interno feito anteontem aos funcionários da companhia. “A News Corp. é a criatividade coletiva e o esforço de milhares de pessoas ao redor do mundo”, continuou.
A mensagem foi interpretada como a preparação de uma saída que Murdoch estaria criando para si mesmo. O mercado internacional já fala que o substituto na corporação será o atual CEO interino da companhia na Inglaterra, Chase Carey. Murdoch se afastaria do comando executivo para ir para a presidência do conselho de administração da holding. Amanhã, ele e seu filho James irão depor diante do parlamento britânico sobre os grampos feitos pela equipe do jornal News of the World, fechado no domingo 10. O anúncio da aposentadoria do empresário parece estar maduro para ser feito a qualquer momento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: