Nova etapa de enfrentamentos no Oriente Médio pode envolver Irã e Israel, diz jornalista

De acordo com o jornalista Jaime Spitzcovsky, "o ponto agora é saber qual a extensão da aposta do regime iraniano na estratégia de ampliar influência regional e de pressionar não apenas Israel, mas também outro rival relevante, a Arábia Saudita, de maioria sunita, enquanto iranianos seguem majoritariamente a vertente xiita do islamismo"

(Foto: Reuters)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O jornalista Jaime Spitzcovsky afirma que "o fantasma da guerra entre Washington e Teerã, por ora, se dissipou, mas permanece o risco de outro conflito bélico, com potencial devastador, envolvendo Israel e Irã". 

"Lamentavelmente, ingredientes para o confronto se intensificam, com ameaças iranianas de acelerar a corrida por armas nucleares, de expandir programa de mísseis e de se entrincheirar em solo sírio, nas cercanias da fronteira israelense", diz ele em coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo

De acordo com sua análise, "o ponto agora é saber qual a extensão da aposta do regime iraniano na estratégia de ampliar influência regional e de pressionar não apenas Israel, mas também outro rival relevante, a Arábia Saudita, de maioria sunita, enquanto iranianos seguem majoritariamente a vertente xiita do islamismo".

"Na teia de rivalidades do Oriente Médio, a disputa entre Irã e Israel apresenta crescente facilidade de combustão, com o anúncio iraniano de abandonar o acordo nuclear de 2015, assinado com potências globais e, três anos depois, rejeitado por Donald Trump. Importante notar que o pensamento militar israelense carrega a doutrina Begin, batizada em homenagem ao primeiro-ministro responsável por ordenar, em 1981, ataque contra a usina nuclear de Osirak, no Iraque de Saddam Hussein", acrescenta.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247