CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mídia

O bom jornalismo e as escutas dos EUA

A questão dos grampos e escutas de Washington requer uma discussão profunda que envolva todos os atores internacionais. Nada melhor que a ONU para isso

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

É sempre delicioso ver uma reportagem digna do bom e velho jornal impresso. Boa apuração, checagem séria de fontes, texto bem escrito (e de fácil entendimento para o leitor) e edição caprichada. Além do sentimento que deveria mover todo repórter: o furo (claro que feito com responsabilidade e não apenas um panfleto inflamável).

Foi esse material digno que o jornal O Globo começou a publicar aos leitores no último dia 7, sobre os cabeludos esquemas de espionagem praticados pelos EUA em terras tupis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Li muitos articulistas opinarem que "ah, todos sabiam disso". Concordo, mas ninguém fazia ideia da profundidade das coisas. Ou alguém suspeitava que a Agência Nacional de Segurança (NSA, em inglês) pudesse ter acesso ao conteúdo de nossos e-mails e telefonemas? Acredito que não.

O que não é de ficar surpreso é a total falta de segurança dos equipamentos de segurança do governo brasileiro. Algumas tecnologias são constrangedoras de tão arcaicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reportagens do Globo e da Folha de S.Paulo deste domingo apontam que o governo Dilma gastou menos de 10% do orçamento para o setor. A vulnerabilidade é visível a qualquer um.

Todavia, isso não isenta a atitude criminosa do governo dos EUA em espionar o planeta inteiro. Washington tem dificuldade em vasculhar países como Coreia do Norte, China e Rússia – a sucessora da URSS voltou a utilizar máquinas de escrever para produzir documentos confidenciais e dificultar a vida dos agentes da Inteligência da Casa Branca. Uma lembrança da Guerra Fria.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Reação brasileira

O Brasil fez bem em condenar o ato dos EUA, assim como o lamentável comportamento de países europeus que se negaram a receber o avião do presidente Evo Morales para reabastecimento. Vale lembrar que a Europa, nesse caso, foi contra as leis internacionais. Se isso não vale uma punição, podemos simplesmente "brincar de política".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A questão dos grampos e escutas de Washington requer uma discussão profunda que envolva todos os atores internacionais. Nada melhor que a ONU para isso. Temo que, mais uma vez, a delegação da maior potência do mundo bloqueie as conversas e o tema caia no vazio.

Como sinto falta daquele Obama do lendário "Yes, we can".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO