O homem de volta às cavernas

Dicionrio Oxford inclui em sua nova atualizao figuras "rupestres" usadas na web

247 - O homem definitivamente voltou às origens, voltando a se comunicar por meio de símbolos, como fazia nos tempos das cavernas. Na última sexta-feira, o Oxford, dicionário que se considera a maior autoridade da língua inglesa, concluiu sua última atualização incluindo 45 mil novos termos, sendo uma série deles... desenhos.

O feito pode ser considerado um resgate ao uso das figuras rupestres? Talvez, mas o palco agora é a Internet. Já que se comunicar por textos pela rede torna, muitas vezes, a conversa inexpressiva, símbolos construídos com as teclas dos teclados de computador, como <3 (um coração deitado), deixam o diálogo mais discontraído. E agora eles são registrados como parte do idioma oficial inglês.

Até o conhecidíssimo logo que mostra o amor pela cidade de Nova York, o "I" seguido de um coração vermelho e das letras garrafais "NY", entrou na lista dos novos termos. "Os símbolos são cada vez mais uma expressão não falada da linguagem, usados com certa normalidade, mas que são nomeados com os substantivos que os representam. Entretanto, é difícil encontrar uma imagem que seja tão chamativa como essa", assegura a editora do Dicionário de Oxford Graeme Diamond em entrevista ao jornal espanhol El País, referindo-se ao logo criado por Milton Glaser e Bobby Zaremn.

Outras terminologias que entraram no dicionário são símbolos usados na rede pelos internautas da língua inglesa, como o representante da risada "LOL" (Laugh Out Loud, "rir em voz alta", em português), a expressão de espanto "OMG" (Oh My God, ou" Oh Meu Deus"), e uma figurinha carimbada em emails corporativos, "FYI" (For Your Information, traduzido como Para sua Informação). "Temos centrado nossos esforços em revisar as palavras mais importantes do século XX e do século XXI", afirma John Simpson, um dos editores do Dicionário de Oxford em um vídeo do YouTube.

No Brasil, não faltam expressões utilizadas para se comunicar pela Internet, seja por email, seja nas redes sociais. Nossa risada é representada por "rs", de uma forma mais discreta, ou "kkkk", quando digna de gargalhada. Algumas palavras são cortadas para agilizar a escrita virtual, como "tb" (também) e "vc" (você). Isso sem contar as carinhas, que expressam as mais variadas expressões: \o/ (a pessoa de braços levantados desenhada pelo teclado representa comemoração), :D (um rosto dando risada), :P (mostrando a língua) e ;( (com lágrimas nos olhos), entre uma série de outras. Resta saber se nosso Aurélio irá aderir à moda inglesa.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247