TV 247 logo
    HOME > Mídia

    O novo som da Apple

    Gigante fecha acordo com Warner, Sony e EMI para seu servio de armazenamento de msicas; Amazon e Google lanaram produtos similares, mas sem qualquer parceria

    247 – O que parecia impossível começa a se tornar realidade. O serviço de armazenamento de músicas na nuvem da Apple não tem informações oficiais sobre data de lançamento e preço a ser cobrado, mas já mostrou que deu um passo importante. A gigante de Steve Jobs conseguiu fechar acordo com as gravadoras Warner Music, EMI e Sony – um feito que pode ser visto com admiração, já que as grandes gravadoras não têm demonstrado apoio quanto a este tipo de produto. Há poucas semanas, a Amazon e o Google lançaram, sem acordos com a indústria da música, serviços com funções similares – o Cloud Drive e o Google Music –, que atuarão como os principais concorrentes da empresa da maçã. Sendo a Bloomberg, a Apple também está negociando com a Universal.

    O acordo com as gravadoras parecia algo improvável. Tanto a Amazon quanto o Google não só não fecharam este tipo de acordo como alegam não precisarem fazê-lo, visto que oferecem apenas um software para armazenamento e que os arquivos de áudio já foram todos adquiridos pelos usuários. O produto a ser lançado pela Apple permite fazer download de músicas e armazená-las em uma espécie de biblioteca virtual na nuvem – termo da informática utilizado para denominar um ambiente da rede que possui uma imensidão de dados, mas não é físico –, para ser ouvida via tecnologia streaming. O serviço poderá ser acessado de qualquer aparelho que tenha o sistema da empresa, como iPhone, iPad, iPod, MacBook, iMac etc.

    Segundo nota da Bloomberg, os planos do novo sistema podem se tornar públicos na conferência de desenvolvedores da empresa, a ser realizada no próximo dia 6. Uma suspeita, segundo reportagem da agência, é de que o serviço de armazenamento faça parte da plataforma MobileMe, que guardará fotos, contatos e outros arquivos e permitirá acessá-los da web. O sistema fará com que a Apple ganhe força na concorrência com o Google, dono da plataforma móvel que atualmente domina o mercado, o Android. A Apple já é atualmente a maior revendedora de músicas nos Estados Unidos, por meio do iTunes.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: