Ombudsman da Folha admite erro grave contra Lula

Jornalista Vera Guimarães Martins destaca, entre outros erros cometidos pelo jornal na última semana, a manchete que atribuiu a Lula o habeas corpus que pedia para que ele não fosse preso; "Problema: a notícia foi ao ar antes que a reportagem ouvisse o Instituto Lula"; Vera também afirma que a seção "Erramos", no site, "foi pensada para não aparecer"

www.brasil247.com - Jornalista Vera Guimarães Martins destaca, entre outros erros cometidos pelo jornal na última semana, a manchete que atribuiu a Lula o habeas corpus que pedia para que ele não fosse preso; "Problema: a notícia foi ao ar antes que a reportagem ouvisse o Instituto Lula"; Vera também afirma que a seção "Erramos", no site, "foi pensada para não aparecer"
Jornalista Vera Guimarães Martins destaca, entre outros erros cometidos pelo jornal na última semana, a manchete que atribuiu a Lula o habeas corpus que pedia para que ele não fosse preso; "Problema: a notícia foi ao ar antes que a reportagem ouvisse o Instituto Lula"; Vera também afirma que a seção "Erramos", no site, "foi pensada para não aparecer" (Foto: Gisele Federicce)


247 – "Foi uma semana infeliz para a Folha". A opinião é da ombudsman do jornal, Vera Guimarães Martins, que acrescenta que "erros são da natureza extremamente dinâmica do jornalismo, mas o balanço de informações ou títulos incorretos dos últimos dias é preocupante e constrangedor".

Vera destaca, entre outros erros cometidos nos últimos dias, a manchete publicada no site do jornal, sem antes confirmar a informação, que atribuiu a Lula o habeas corpus que pedia na Justiça para que o ex-presidente não fosse preso na Operação Lava Jato. "Problema: a notícia foi ao ar antes que a reportagem ouvisse o Instituto Lula", diz Vera.

A ombudsman também critica o fato de a seção Erramos, segundo ela, estar escondida no site. "Se você nunca viu a seção Erramos no site, não é por distração, leitor. A impressão é a de que ela foi pensada para não aparecer. Não está integrada nos temas da barra superior e, por razão que me escapa, não é elencada em ordem alfabética da lista de "Seções" (botão azul à esquerda, no alto). Vem no fim: a lista tem 41 itens, o Erramos está no 39° lugar".

Leia aqui a íntegra.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247